ATUALIZAÇÃO (2): CRIME AMBIENTAL - Fiscalização Ambiental de Pentecoste combate venda de pintinhos coloridos

Atualização: 14:31 de 17/03/2015
Pintinho "vermelho" ao centro da imagem,
já está morto
.
ISSO É CRIME AMBIENTAL, os pintinhos coloridos artificialmente que são vendidos em feira popular, surgiram a partir de uma alternativa de descarte lucrativo, pois os pintinhos nascidos machos, não têm utilidade para o mercado de ovos. Hoje a novidade dos pintinhos tingidos veio como uma alternativa de descarte lucrativo para pintinhos nascidos machos, isso porque para o comércio de ovos só servem galinhas poedeiras e até então um destino dos pintinhos machos seria o descarte por meio de incineração. “Para não perder dinheiro com os nascidos machos, as pessoas inventaram a venda dos bichos coloridos”.

Essas aves são tingidas com tintas tóxicas, podendo levar à cegueira, intoxicação, entupimento das vias respiratórias e até a morte. “Os filhotes podem ser também pulverizados ou mergulhados na tinta, logo que nascem. Essa última técnica é a mais utilizada no Brasil. Feita de uma forma errada, ambas as técnicas são prejudiciais”.

Isso é um desrespeito à natureza, essa prática é também uma covardia contra esses animais.

“Em minha opinião, isso é um abuso. Esses seres indefesos se tornaram ação de compra por alguns pais e alguns professores que presenteiam suas crianças, sem conhecer a face cruel dessa prática". E essa crueldade não é cometida somente contra os pintinhos, mas também contra as crianças, que em sua inocência, aprenderão da pior forma a falta de valor à vida.

"As crianças sofrem, pois esses pintinhos têm vida curta devido à agressividade do processo de tingimento, exposição em praças para serem comercializados, manuseio e transporte inadequado. A maioria dos bichinhos morre em menos de 24 horas”.

Aqui temos a ação da Fiscalização Ambiental com o Fiscal, exposição para a venda, armazenamento ao sol e em
 condições inadequadas e pintinho morto ("vermelho" ) junto com os outros para a venda.


Particularmente entrei em contato com o IBAMA e procurei orientações para coibir essa modalidade em nossa cidade, através da Fiscalização Ambiental; pois umas de suas atribuições são em defesa dos animais de todas as espécies.

O Meio Ambiente é uma expressão que traduz a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A proteção ambiental encontra assento na Constituição Federal, Titulo VIII, capítulo VI, em Leis infraconstitucionais, ressaltando-se a Lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

NÃO COMPREM, DENUNCIEM; POIS VAMOS TENTAR FAZER A NOSSA PARTE!

Fizemos o trabalho de advertência para que essa prática não venha mais acontecer em Pentecoste; caso venha ocorrer de forma reincidente, serão tomadas as medidas dentro da Lei, entregue ao MP e ao IBAMA.

ATUALIZAÇÃO: O Promotor de Justiça Dr. Raphael Nepomuceno, ao tomar conhecimento dos fatos através da Fiscalização Ambiental, solicitou a presença da Polícia Militar e junto com a Fiscalização Ambiental, dirigiram-se ao local que estava o vendedor com os pintinhos, aguardando o carro que viria buscar. Diante de algumas perguntas do promotor e respostas do vendedor e do vasto material existente, o representante do Ministério Público de imediato, determinou aos militares que algemasse o vendedor "Flávio" e o mesmo foi preso para ser encaminhado para os procedimentos por Crime Ambiental. Os acusados Flávio José da Silva de Farias e Jorge Marcio da Silva de Farias, foram presos e conduzidos para a delegacia de Polícia Civil e foram ouvidos através de TCO em qualificação e interrogatório, alegando que os "pintinhos" são comercializados por um tal de "José Soares" de Recife, que eles não conhecem pessoalmente e que a "mercadoria" chega até eles por intermédio de atravessadores. Além disso tiveram toda a mercadoria apreendida e que foi doada por determinação do promotor para associações (tudo documentado). As investigações seguem através do Ministério Público Municipal.


Promotor Dr Raphael Nepomuceno e a PM efetuando a prisão do "vendedor" de pintinhos coloridos.
Diversos pintinhos coloridos sendo apreendidos e alguns já mortos.




Coordenação de Junior Pentecoste e os Fiscais Glayson Duarte e Italo Feijó, integrantes da SEMAM Pentecoste. 

Confira como é o tratamento dos pintinhos... Olha a forma covarde e grosseira que tratam os pintinhos. Aqui a vida dos bichinhos não vale nada, pois o que importa para estes mercenários que além de pintarem os pintinhos com tintas tóxicas, podendo levar à cegueira, intoxicação, entupimento das vias respiratórias e até a morte, o valor a vida é zero em relação a alternativa de descarte lucrativo... A vida destes pintos é menos de 5 dias...


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem