PROTESTOS, MANIFESTAÇÕES E A DEMOCRACIA NO BRASIL

Consertar o Brasil, não é o impeachment da Dilma. De que adianta derrubar a Dilma eleita democraticamente pela a maioria de votos e assumir Michel Temer, continuando o João Cunha, Renan, Congresso cheios de corruptos, alguns deputados estaduais e alguns vereadores e também alguns prefeitos mergulhados na corrupção e nos desvios de dinheiro público. Essa política atualmente é um mega esquema completamente nivelado por baixo...

O protesto contra o governo Dilma Rousseff. Diferentemente dos atos de sexta-feira (13), quando o perfil dos manifestantes era de trabalhadores, neste domingo há muitas famílias, predominantemente da classe média alta e alta, realizando protestos em bairros nobres dos principais estados. Podemos até citar um exemplo no Rio de Janeiro; na orla de Copacabana, iates, veleiros e até jet skis foram usados no mar para estender faixas contra Dilma Roussef e não é qualquer um que tem esses transportes aquáticos... Também ao contrário do que aconteceu na sexta, neste domingo já há relatos de conflitos entre os que são contra e os que apoiam Dilma. Pelo menos dois militantes do PT, que vestiam camisa do partido, foram expulsos e tiveram que deixar as ruas escoltadas pela polícia. Num dos casos, no Rio, os manifestantes contra Dilma chegaram a provocar sacudindo notas de R$ 50 para o militante, de aparência humilde, exigindo sua retirada. Havia também cartazes pedindo a volta dos militares ao poder, coisa de quem realmente não sabe o que é uma ditadura ou o governo nas mãos dos militares... Será que tinha manifestação? Será que alguém poderia expor suas ideias ou a sua liberdade de expressão?! É claro que não!

As manifestações contra a presidente Dilma Rousseff e seu governo aconteceram em diversos pontos do Brasil. Em alguns lugares, os protestos acabaram logo após o meio dia, e em Santos a passeata começou às 14h, bem como na Avenida Paulista em São Paulo e outros estados brasileiros que aderiram pelo período da tarde... 

Muitas reivindicações; mas completamente sem um verdadeiro foco. Alguns pediam através de cartazes ou gritos:

- Reforma na Educação,
- Valorização dos professores,
- Reforma política,
- Impeachment da Dilma,
- Prisão dos envolvidos no Lava a Jato,
- Fim da Corrupção,
- Fim dos privilégios,
- Intervenção Militar,
- Fim da impunidade,
- Respeito à Saúde, dentre outras manifestações...

Foi observada no período da manhã, uma manifestação completamente partidária com as cores do PSDB e contando completamente com o apoio e cobertura da Rede Globo, sem esquecer que os dados sobre o números de participantes, nunca foi igual aos números apresentados pela Polícia Militar de cada cidade, os números apresentados pelos organizadores, eram sempre maiores e até com enormes diferenças... O que não aconteceu nas manifestações dos dia 13 que ocorreram na sexta feira.

Mas num todo, o ato foi completamente democrático e pacífico... A presidenta Dilma, que participou de muitas manifestações em sua juventude, defende que uma das maiores conquistas do Brasil foi à democracia. "Sou de uma época em que não era possível se manifestar, não. As pessoas que se manifestavam iam diretamente para a cadeia ou eram chamadas de subversivas, ou de nomes piores." Declarou a presidenta Dilma.

Democracia que eu entendo é assim:
Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.

Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade. E é esse o governo que temos...

Mesmo reconhecendo a grande presença de brasileiros na rua, podemos avaliar que o ponto central não foi o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, embora em todas as capitais os protestos estivessem permeados por faixas com o "Fora Dilma".

Podemos classificar que para o governo, o tema mais forte foi o protesto contra a corrupção, assunto que, na avaliação, não cola na presidente Dilma, pois tem boa imagem neste aspecto.

Podemos considerar que as manifestações foram de certa forma pacífica e dentro da democracia brasileira, pois não houve confrontos violentos ou mesmo quebra quebra e isso, já está de bom tamanho.

O povo brasileiro já começou a ganhar através das manifestações deste domingo (15), pois medidas já vão ser tomadas urgentemente contra a corrupção e que a presidenta Dilma anunciará uma séria de medidas de combate à corrupção e à impunidade nos próximos dias, reforçaram que o governo está aberto ao diálogo e defenderam a livre manifestação em todo o país. Declarou o Ministro da Justiça.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem