Fortaleza não terá aumento da tarifa de ônibus nem de IPTU em 2024, diz prefeito Sarto

Em entrevista à TV Verdes Mares, o prefeito afirmou que haverá desconto progressivo se o contribuinte pagar o IPTU em cota única e com a taxa do lixo.

Por g1 CE

Sarto anuncia escala de descontos no valor do IPTU de Fortaleza em 2024 — Foto: Thiago Gadelha/SVM

O valor da tarifa de ônibus e do IPTU em Fortaleza se manterão os mesmos em 2024, conforme anunciou nesta sexta-feira (29) o prefeito Sarto. Conforme o gestor, o valor do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana também poderá ser pago com desconto.

A redução no valor do IPTU, conforme explicou Sarto, será cumulativo caso o contribuinte pague em cota única e também se pagar com a taxa do lixo.

"Não vai haver nenhuma alteração de alíquota, não vai haver alteração dos valores do IPTU. Pelo contrário, nós vamos ter um movimento que é diferenciado: quem pagar o IPTU em cota única junto com a taxa do lixo terá um desconto no IPTU, na taxa do lixo e - como diria o matuto - um plus a mais, um adicional de desconto que vai valer a pena", afirmou Sarto, em entrevista à TV Verdes Mares.

Os valores do desconto ainda não foram definidos. "A Secretaria de Finanças, dentro dos primeiros dias de janeiro, já vai publicizar pra que todos possam saber [o valor do desconto]. Mas será vantajoso se você pagar em cota única o IPTU e a taxa do lixo. Você vai não apenas somar os dois descontos, mas você ter um desconto adicional.

Tarifa de ônibus congelada

Ainda conforme Sarto, a tarifa de ônibus em Fortaleza permanecerá a mesma em 2024, R$ 4,50 a inteira e R$ 1,50 a tarifa estudantil; além do Passe Livre Estudantil, que garante duas passagens gratuitas em dias de aula.

"Não vai haver nenhum aumento de tarifa. A data base [para reajuste de valores da passagem de ônibus] era agora em novembro, já passou, ninguém vai aumentar a tarifa esse ano mesmo com o passe livre.

g1 CE

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem