Brasil participa de reunião de líderes do Turismo

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, participou de encontro do G77 + China realizada em Havana, Cuba, para tratar de ações conjuntas para fortalecimento do turismo

Ministra do Turismo participa de encontro do G77 + China. Crédito 👆: Roberto Castro/MTur

O Brasil tem o compromisso de promover um turismo forte, inclusivo, acessível, sustentável e de qualidade para todos. Foi com essa fala que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, encerrou nesta sexta-feira (05.05) sua participação na reunião dos ministros do Turismo do G77 + China, grupo que reúne nações em desenvolvimento e China.

O encontro realizado em Havana, Cuba, reuniu ministros e autoridades do turismo de mais de 100 países. Com o tema “O turismo como impulsionador do desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável para os países do Sul Global”, o encontro marca à gestão cubana à frente da presidência do grupo.

O evento contou com a presença do primeiro-ministro de Cuba, Manuel Cruz, que destacou que o turismo é uma prioridade do governo cubano. Ele ainda destacou as mudanças feitas no setor para permitir o seu fortalecimento no país, com destaque para o aumento do número de leitos hoteleiros nos últimos anos.

Como a primeira autoridade brasileira a visitar o país em sete anos, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, agradeceu a recepção e destacou algumas das ações desenvolvidas pela Pasta para impulsionar a atividade turística no Brasil.

“Desenvolver o turismo com viés econômico, inclusivo e sustentável é uma das prioridades do governo federal e temos condições de avançar nessas pautas por meio de ações de cooperação, dando cada vez mais competitividade aos nossos destinos”, afirmou.

No campo da inovação, a ministra destacou a implementação dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). “Essa é uma ação calcada em pilares como inovação, sustentabilidade e acessibilidade. Por meio desse processo, vamos apoiar cidades brasileiras na elaboração de planos de transformação, a fim de garantir experiências turísticas inovadoras aos nossos visitantes”, finalizou.

Marca Brasil - A ministra Daniela Carneiro aproveitou a oportunidade para reforçar a Marca Brasil entre lideranças do turismo latino-americano. O primeiro-ministro Cubano, Manuel Cruz, ganhou o pin da Marca Brasil, reforçando a retomada da relação entre os dois países.

O ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos Granda, e o representante da OMT para a região, o argentino Gustavo Santos, também saíram com o símbolo brasileiro no peito.

Por fim, o diretor para as Américas da Organização Mundial do Turismo (OMT), Gustavo Santos, destacou o poder da união. “O turismo necessita de soluções globais e integração. Por isso, precisamos trabalhar em conjunto em busca de um turismo sustentável, inclusivo e resiliente”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem