Ômicron aumenta chance de desenvolver Covid longa, alerta médica

Aumento de casos de Ômicron deve gerar alta de Covid longa (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Daniela Quitanilha

O aumento de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron pode gerar uma maior incidência de Covid longa nas pessoas infectadas pela doença.

“Com o número exponencialmente maior de pessoas infectadas pela variante Ômicron, proporcionalmente, o risco de evolução para a Covid longa também é maior”, explica a infectologista e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Raquel Stucchi.

A Covid longa consiste em sintomas que persistem depois de quatro semanas que a pessoa se recuperou da Covid, independente de quadro leve ou grave da doença.

A infectologista alerta que a Covid longa impacta muito a qualidade de vida, causando déficit de memória e de aprendizado, distúrbio de comportamento (agressividade e depressão), palpitação, falta de ar, dor articular, cansaço, sonolência, insônia e alteração de apetite.

LEIA TAMBÉMÔmicron: Estes sinais indicam quem pode ter pego a variante sem saber

“Não há relação com a variante. É possível ter Covid de qualquer variante e depois desenvolver a Covid longa”, acrescenta Stucchi.

Segundo a infectologista, a vacinação é indispensável para prevenir os sintomas. “Quem tem o ciclo de vacinação completo tem menores riscos. A vacina previne não só as formas graves da doença como também a Covid longa”.

O alerta também vale para as crianças. Estudos mostram que crianças tem sofrido sintomas persistentes até um ano após a infecção de Covid-19.

ISTOÉ DINHEIRO

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem