Major Vitor Hugo ameaça merenda de estudantes para alimentar base eleitoral em 2022

Deputado, defensor do voto impresso e da liberação das armas, bolsonarista transforma merenda em moeda de troca para ganhar apoio da cadeia leiteira.

“QUEREMOS PRIVILEGIAR os pequenos produtores de leite”, disse o deputado Major Vitor Hugo em uma audiência pública sobre um PL de sua autoria que muda o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O que ele não falou é que a proposta foi construída com grupos do submundo da base bolsonarista ligados ao agro – um público estratégico para a campanha eleitoral de 2022. É, literalmente, um grupo do zap assumindo o papel de legislador por meio do Major para fazer lobby pró-mercado, e não pelas políticas públicas de alimentação escolar.

O que o Major – que até junho do ano passado restringia sua atuação a temas como o “liberou geral” das armas e, mais recentemente, o voto impresso – fez ao pautar a alimentação escolar foi colocar a merenda na mesa, como moeda de troca eleitoral.

Acusado de ter recebido mais de R$ 300 milhões do “orçamento secreto” de Bolsonaro, ele é líder do PSL na Câmara e alimenta o sonho de se eleger governador ou senador nas próximas eleições. Porém, para alcançar a vitória, precisa conquistar votos em Goiás. O estado é o quarto maior produtor de leite do país – é em território goiano, por exemplo, que fica a maior empresa de laticínios do Brasil, a Piracanjuba, que desbancou a Nestlé no último ranking da Associação Brasileira de Produtores de Leite.

O PL, que foi aprovado na Câmara dos Deputados em maio deste ano, prevê a retirada da prioridade de comunidades indígenas e quilombolas na venda de alimentos à merenda e abre brechas para o desrespeito da cultura alimentar local.  Mas sua mudança mais importante é a inclusão da obrigatoriedade de que 40% das compras de leite, realizadas com recursos transferidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o PNAE, sejam de leite em forma líquida, adquiridos sem licitação – não há dados sobre a proporção atual.

 

👆 Dep Major Vitor Hugo, do PSL goiano, manifestação pró-Bolsonaro, em 14.05.21. A mobilização organizada por entidades religiosas, caminhoneiros e ruralistas, e pautava voto impresso.

Para entender como a merenda virou escambo, acompanhamos por meses grupos de empresários bolsonaristas da cadeia leiteira no Facebook e Telegram, e encontramos os verdadeiros proponentes do PL do Major e de outras iniciativas do parlamentar em Brasília, como a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, a FPPL, lançada em outubro último.

👆 No Twitter e Telegram, deputado critica opositores e sonda possibilidade de eleger-se em 2022.

República do toma lá, dá cá

Em uma publicação no Facebook, em maio deste ano, o produtor e líder do grupo Construindo Leite Brasil, Joel Dalcin, parabenizou os deputados que defenderam o PL do Major. Dalcin postou uma lista dos que votaram contra a proposta. Ainda disse: “lembrem dessa lista nas próximas eleições. Apenas o primeiro passo. Lembrando que este projeto de lei foi criado com a participação dos produtores de leite dos movimentos de base Construindo Leite Brasil, Inconfidência Leiteira, Aliança e Ação, União e Ação, Aproveite Goiás”.

Acesse aqui, matéria na integra

Mylena Melo / The Intercept

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem