Ceará abre cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

O Governo do Ceará já liberou o cadastro de vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, através de uma postagem em suas redes sociais, logo após a área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar, nesta quinta-feira (16), a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças dentro dessa faixa etária.

Registro deve ser feito pelo sistema Saúde Digital. Início da aplicação depende de remessa específica enviada pelo Ministério da Saúde

“Lembro que, para vacinarmos as nossas crianças, dependemos do envio de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde, uma vez que o imunizante, fabricado pela Pfizer, tem uma composição diferente daquele oferecido para jovens e adultos. O cadastro pode ser feito pelo https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. Não temos medido esforços para vacinar toda nossa população o mais rápido possível”, ressaltou o governador do Ceará.

Ainda não há previsão de quando a imunização desse público vai começar.

A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia), além de países como Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.

Eficácia acima de 90%

Em outubro, a Pfizer informou que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos.

A dose para as crianças entre 5 e 11 anos de idade é 1/3 da formulação já aprovada no Brasil. A formulação pediátrica é diferente daquela aprovada anteriormente para o público com mais de 12 anos – portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída.

A criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve manter a dose pediátrica.

Não há estudos sobre a coadministração com outras vacinas. Segundo a Anvisa, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil.

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto  / Helene Santos - Foto

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem