AL recebeu os secretários de Segurança Pública e de Justiça nesta quarta-feira (01/06)

Secretário Delci Teixeira destaca ações do Governo no combate à violência

Imagem: Máximo Moura
As ações da área de segurança pública do Estado foram apresentadas no segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (01/06), pelos secretários estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, e da Justiça, Hélio Leitão. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), destacou a importância da presença dos gestores na Casa. “Estamos retomando esse projeto relevante, de iniciativa da presidência e da Mesa Diretora, de trazer secretários de Estado para apresentar as atividades das suas pastas e ouvir as queixas e sugestões dos parlamentares”, assinalou.

Zezinho Albuquerque comunicou que já está prevista a presença na Casa do secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, para daqui a 15 dias. Adiantou ainda que o secretário da Educação do Estado (Seduc), Idilvan Alencar, também já se comprometeu a comparecer à Assembleia para apresentar as ações de sua pasta.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, abriu sua apresentação informando sobre o encontro dos 27 secretários de segurança pública com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, e com o presidente em exercício da República, Michel Temer, nessa terça-feira (31/05), que discutiu, entre outras pautas, o Plano Nacional de Segurança Pública, cujo foco é o combate aos homicídios no País.

“Ao discutirmos com outros secretários a segurança pública no País, chegamos à conclusão de que as dificuldades são as mesmas e as problemáticas recorrentes. Obviamente, em um determinado momento, um problema pode se agravar mais em um Estado e tomar uma dimensão maior, mas as queixas gerais são muito similares”, apontou Delci Teixeira.

O secretário exaltou os esforços que o Governo do Estado tem empenhado no combate à violência, citando o protagonismo de iniciativas como o projeto “Pacto por um Ceará Pacífico”.

“Tivemos essa iniciativa, que é digna de elogios, por ser um fórum de discussão sobre as alternativas e soluções para a problemática da segurança pública, envolvendo entidades como o Tribunal de Justiça, a Procuradoria Geral de Justiça, a própria Assembleia Legislativa, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Polícia Federal e diversas outras, que se reúnem para enfrentar as questões da segurança em conjunto”, salientou o gestor.

Delci Teixeira enumerou ainda os investimentos em pessoal e infraestrutura do Governo do Estado na área da segurança pública. Ele citou a formação e contratação de 974 praças da Polícia Militar e a formação de 190 oficiais da Polícia Militar, todos em 2015, além da chamada de médicos legistas, peritos criminais, delegados, escrivães e inspetores; o deslocamento de bases do Raio para o interior do Estado; a criação do Batalhão de Divisas, entre outras ações.

“Temos plena consciência da sensação de insegurança que toma conta do cidadão cearense, mas precisamos ser justos para avaliar que os índices de homicídios têm sido reduzidos no Ceará, como resultado de um esforço incessante do nosso sistema de segurança”, pontuou o secretário.

Assessoria de Imprensa – AL
Salomão de Castro: 85.99611.8953
Ilo Santiago Jr.: 85.99611.8950

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem