Sessão solene homenageia brasileiros que lutaram na 2ª Guerra e o bairro Montese‏


A Câmara Municipal de Fortaleza - CMFor vai realizar sessão solene para comemorar os 70 anos do bairro Montese e, ao mesmo tempo, homenagear os soldados brasileiros, heróis que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A solenidade, requerida pelo vereador Deodato Ramalho (PT), acontecerá nesta segunda-feira (23), às 9h, no plenário da CMFor.

A participação do Brasil no episódio do conflito internacional, se deu ao lado das forças dos países Aliados contra os que estavam alinhados no Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O bairro do Montese recebeu esse nome em 1946, em alusão à importante batalha ocorrida com a participação da FEB no ano anterior, numa localidade com este nome na Itália, e que marcou o início da derrota das forças daquele país na guerra.

História

A FEB era formada por militares de todos os estados do país, inclusive do Ceará. Na metade dos anos 1940, foram enviados à Itália milhares de "pracinhas" para consolidar a libertação do território do fascismo. A participação nacional nas batalhas até a vitória, acabou deixando uma grande marca de camaradagem entre os povos italiano e brasileiro.

O bairro do Montese, antes de ser rebatizado com este nome, se chamava "Pirocaia", que significa "Aldeia da Pele Queimada", e tinha um perfil muito diferente do atual agitado centro comercial da cidade, com sítios arborizados ladeados pela Estrada do Gado, atual Avenida Gomes de Matos, assim denominada em homenagem ao famoso jurista cearense.


Mais informações com a assessoria de comunicação, através do telefone 85.98970.5219.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem