Presidente do México quer liberar uso da maconha

Presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou mudanças na política antidrogas do país ao afirmar que vai propor ao Congresso reformas para permitir o uso medicinal e científico da maconha e descriminalizar o uso pessoal, segundo ele, iniciativa visa autorizar o uso de medicamentos elaborados a base da maconha ou seus ingredientes ativos, assim como autorizar pesquisa para produtos que a contenham; quantidade permitida para uso pessoal  aumentaria para 28 gramas, contra cinco gramas atualmente; "Isso quer dizer que o consumo deixará de ser criminalizado", disse Peña Neto


Reuters - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira mudanças na política antidrogas ao afirmar que vai propor ao Congresso reformas para permitir o uso medicinal e científico da maconha, assim como descriminalizar o uso pessoal.

O mandatário disse que enviará ao Senado uma iniciativa para mudar o código penal federal e a lei federal de saúde para autorizar o uso de medicamentos elaborados a base da maconha ou seus ingredientes ativos, assim como autorizar pesquisa para produtos que a contenham.

A dose permitida para uso pessoal da maconha aumentaria para 28 gramas, contra cinco gramas atualmente.

"Isso quer dizer que o consumo deixará de ser criminalizado", disse Peña Neto.

O México, que por anos tem sido um dos principais envolvidos em uma guerra contra o narcotráfico que já deixou dezenas de milhares de mortos no país, vinha mudando sua retórica para um enfoque menos sancionador. No ano passado, convocou foros para discutir sobre o uso medicinal e pessoal da maconha.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem