Facebook volta a promover censura política

Post de “Outras Palavras” bloqueado por denunciar hipocrisia do governo francês na “guerra ao terror”. Veja como driblar proibição

As restrições às liberdades individuais decretadas por governos do Ocidente a pretexto da “guerra ao terror” parecem ter chegado ao Facebook. A plataforma bloqueou, desde a manhã desta segunda-feira (23/11) a difusão de um texto do jornalista britânico Robert Fisk, que denuncia a dupla moral da França, diante da ação dos ultra-fundamentalistas do ISIS.

Publicado ontem, em “Outras Palavras”, o artigo pode ser encontrado aqui: www.bit.ly/duplamoral. Fisk argumenta, com fartura de dados, que o ação de Paris — e também de Washington — contra os terroristas do Estado Islâmico é hipócrita. O presidente François Hollande impôs Estado de Emergência na França e bombardeia instalações do ISIS na Síria. No entanto, vende cada vez mais armas à Arábia Saudita — o país que multiplica pelo Oriente Médio o fundamentalismo wahabbista professado pelos extremistas e, não satisfeito, abastece-os belicamente.

Não é a primeira vez que o Facebook censura, por motivos políticos, um texto de “Outras Palavras”. Em 17 de Setembro, estampamos um artigo em que o jornalista Patrick Cockburn — um grande especialista em Oriente Médio — apontava as guerras deflagradas pelo Ocidente na região como principal causa para a onda de refugiados que chega agora à Europa. Poucas horas depois, sua circulação foi bloqueada na plataforma de Mark Zuckerberg — cujas relações com a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA foram reveladas numa série de matérias do Wikileaks.

A censura do Facebook — que, agora está demonstrado, não atinge apenas fotos de corpos nus — precisa servir de alerta. É necessário criar, o quanto antes, redes sociais livres, que sejam ao mesmo tempo amigáveis e populares, mas estejam isentas de restrições políticas ou moralistas.

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem