HERÓI QUE SALVOU LUCIANO HUCK ESTÁ DESEMPREGADO. PILOTO DO HELICÓPTERO DO PÓ ESTÁ LIVRE E DANDO AULAS

(esquerda) O piloto “herói” Osmar Frattini
Piloto de Huck

O piloto Osmar Frattini, 52 anos, chamado de herói após salvar os apresentadores globais Luciano Huck e Angélica, os três filhos do casal e duas babás, foi afastado do cargo pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Desempregado temporariamente, ele pode passar por dificuldades financeiras. Frattini precisa realizar exames para recuperar a carteira de saúde, que foi o documento suspenso após o pouso forçado na manhã de domingo em Campo Grande.

Conforme o piloto, é padrão a Anac suspender a carteira de saúde após situações como a que ele passou no domingo (24), quando o avião que ele pilotava, modelo EMB 821, conhecido pelo nome de Carajá, sofreu uma pane e ele precisou realizar um pouso de emergência.

“Agora eu preciso passar por uma bateria de exames, tudo de novo”, contou. O problema é que os exames só podem ser realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que a Anac deve marcar as datas, ou seja, ele ainda não sabe quando conseguirá voltar ao emprego. “Eles pagam a revalidação da carteira, mas como tenho que fazer tudo de novo, eu terei que pagar todos os exames”, comentou Frattini, sobre outros entraves.

Ele ainda explicou que não possui salário fixo, ganhando 10% sobre o valor pago pelo voo. “É difícil. É uma profissão sacrificada. Temos um gasto grande para ser piloto e somos mal remunerados”, analisou.

Helicóptero do pó

(reportagem de Joaquim Carvalho do Diário do Centro do Mundo)

Enquanto a Policia Federal segue nas ações espetaculares, com delegados e agentes efetuando prisões e realizando diligências em Brasília acompanhados de fotógrafos e cinegrafistas, o caso do Helicoca continua sem nenhuma punição. O Ministério Público Federal pediu a absolvição do empresário Élio Rodrigues, dono da fazenda no Espírito Santo onde o helipóptero do senador Zezé Perrella fez o pouso com 445 quilos de cocaína, em novembro de 2013.

A participação do senador Zezé Perrella foi sumariamente descartada pela PF neste caso, alguns dias depois do flagrante, e com isso o Tribunal entendeu que não seria justo deixá-lo sem o helipóptero. Os policiais federais também desistiram de investigar o local onde a aeronave, vinda do Paraguai com a droga e a caminho do Espírito Santo, pousou e deixou a mercadoria guardada por uma noite.

Depois que foram presos em flagrante, em novembro de 2013, os quatro homens acusados de tráfico permaneceram seis meses na prisão. Há um ano, foram soltos depois que o procurador do caso levantou a hipótese de farsa da Polícia Federal, que teria efetuado as prisões com base numa escuta clandestina. Por conta disso, os advogados de defesa querem anular o processo.

Enquanto aguarda em liberdade, um dos pilotos voltou a voar, e até dá aulas para quem quer pilotar helipóptero. Alexandre José de Oliveira Júnior, que aparece no inquérito da Polícia Federal como o piloto que organizou a viagem que trouxe a droga do Paraguai, assina como testemunha um contrato de aulas de voo, celebrado entre um aluno e a escola Unifly Heicópteros, que opera em Arujá, na Grande São Paulo.

Quem assina como representante legal da escola é Airton Ginez Dantas, mas, segundo o aluno, todas as tratativas foram feitas com o próprio Alexandre. “Ele falava como se também fosse dono da empresa”, conta o aluno.

O contrato foi assinado no ano passado, mas, sem a realização das aulas, o aluno temeu que pudesse estar sendo vítima de um golpe, pesquisou na internet o nome de Alexandre e descobriu sua relação com o Helicoca.

Depois de um período sem aulas, o piloto do Helicoca retomou a rotina de ensino, voa com frequência e até posta as fotos no Facebook. Em sua página, Alexandre publicou um vídeo em que sobrevoa o bairro do Tatuapé, em São Paulo.

Alexandre tem hoje três helicópteros: um Robinson 44 e dois Robinson 22. O helipóptero de Perrella, que ele usou para buscar cocaína no Paraguai, é um Robinson 66. Na velocidade de seus negócios, livre e solto, Alexandre ainda chega lá. Quem o conhece não tem dúvida disso. Via: Brasil29

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem