Golpe de 64: dois importantes eventos nesta quinta-feira

A Fundação Perseu Abramo (FPA), em São Paulo, e a Comissão da Verdade Estadual do Rio (CEV-Rio), evocam nesta 5ª feira (13.03), com eventos imperdíveis, a passagem dos 50 anos do Golpe militar de 1964.

Em SĂŁo Paulo, a FPA lança a Revista “Perseu 1964-2014 Cinquentenário do Golpe”, com uma cuidadosa edição especial que traz análises, depoimentos e entrevistas sobre o perĂ­odo. O lançamento acontece Ă s 15h, no auditĂłrio da Fundação, na Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana.

Durante o lançamento da Revista, Luciana Mandela, diretora da FPA, vai entrevistar os ex-presos políticos e escritores deputado Emiliano José (PT-SP) e Hamilton Pereira. Aos que não puderem comparecer, haverá transmissão online pela tevê FPA.

AmanhĂŁ, tambĂ©m, a FPA vai disponibilizar o hotsite especial “50 Anos do Golpe de 1964″, com rico material sobre o perĂ­odo. Vamos aguardar e divulgar aqui.

“50 Anos do ComĂ­cio da Central: o Brasil que perdemos com o Golpe”

Já, no Rio, a 5ÂŞ feira será marcada pelo seminário “50 Anos do ComĂ­cio da Central: o Brasil que perdemos com o Golpe”. Um dia inteiro de discussĂŁo sobre o gigantesco comĂ­cio pelas Reformas de Base, meio sĂ©culo atrás, na Central do Brasil e as consequĂŞncias do golpe militar. O seminário começa Ă s 9h, no auditĂłrio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (53, 5Âşandar).

O seminário é uma iniciativa da Comissão da Verdade do Rio em parceria com o Instituto João Goulart e compõe a agenda de descomemoração do Golpe Civil-Militar de 1964.

Wadih Damous (presidente da CEV-Rio), familiares do ex-presidente João Goulart, representantes de entidades de direitos humanos, dos movimentos populares e especialistas sobre o período estarão presentes e vão debater temas de suma importância.

AlĂ©m da mesa de abertura, estĂŁo programadas discussões sobre “o porquĂŞ do golpe”, “reforma educacional”, “reforma agrária”, “reforma polĂ­tica” e “as lutas das ruas: a criminalização dos movimentos sociais e a nĂŁo responsabilização dos agentes do Estado (Lei de Anistia)”. AlĂ©m disso, está marcado um ato pĂşblico na Central Ă s 17h. Por: ZĂ©Dirceu

Confiram a programação abaixo:


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opiniĂŁo Ă© muito importante para nĂłs.

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem