Título de Eleitor para Jovens

Os jovens brasileiros de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro de 2014, data do primeiro turno das próximas eleições, podem tirar a primeira via do título de eleitor. 

Isso porque a Constituição Federal, em seu artigo 14, prevê o voto facultativo aos jovens que tenham 16 anos completos no dia do pleito. A regra começou a valer em 1994, depois que a estudante Renata Cristina Rabelo Gomes, então com 15 anos de idade, solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revisse seu entendimento sobre o tema para que fosse concedido o título eleitoral aos jovens nessa faixa etária.

Nas eleições municipais de 2012, mais de 2,9 milhões de eleitores na faixa de 16 e 17 anos puderam votar prefeito e vereador. Com o objetivo de aumentar a participação desses adolescentes no processo eleitoral, incentivando-os a procurar um cartório eleitoral e tirar seu título, o TSE lançou na última semana a Campanha do Jovem Eleitor, que tem como mote a frase “Eu me represento: eu voto” e como slogan “Vem para a urna”.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem