44ª ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CURU / CBH – CURU

Imagens:
 Junior Pentecoste

Na manhã do dia 20/02/13, o comitê de bacias do Curu realizou no Salão Paroquial da Igreja Matriz, localizado na Rua Major João Martins, s/n – Centro – Pentecoste/CE, sua 44ª reunião ordinária; que após um credenciamento e um café da manhã, houve os Informes previstos em pauta. Na ocasião foi formada a mesa das autoridades:

- A Prefeita de Pentecoste - Ivoneide Moura (PT) que fez a abertura da reunião e mostrou através de suas palavras, a grande importância desta reunião e a necessidade de desencadear soluções para o problema que atinge toda a Região do Vale do Curu neste momento de seca e que temos que resguardar o grande bem precioso que é a água. Relatou ainda a contribuição, empenho e preocupação por parte da prefeitura de Pentecoste, no que for preciso e que a união neste momento é fundamental, e que juntos, rezemos ao “Papai do Céu” pedindo chuva...

- O Presidente da COGERH - Francisco Rennys Aguiar Frota deu uma explanação sobre Gestão dos Recursos Hídricos no Vale do Curu e da grande importância de garantir o futuro neste período crítico com o uso inteligente dos recursos hídricos que temos... É a oportunidade de desenvolver um projeto, dentro de uma gestão participativa e que o momento não é de dividir opiniões, e sim, de estarmos juntos para solucionar esta crise. Mostrou ainda o quadro negativo que se encontra em relação aos recursos hídricos e que a Cogerh não é o dono da água; é parceiro com o Dnocs em prol de um trabalho de segurança e estabilidade de um quadro normal com estudos dos recursos hídricos para o consumo humano em 2014. Foi comunicado ainda a existência de 119 bombas em um trecho pequeno de poucos km, que tiram os recursos hídricos de forma indevida e que dentro em pouco, haverá fiscalização devida para coibir estas irregularidades.

Os demais deram um bom dia e falaram de sua contribuição e participação a reunião em prol de uma solução para a crise em questão.

- Presidente CDM/ do Curu – Paulo Sérgio Maris Santos (ONG – Centro Mandacarú),

- Secretária de Recursos Hídricos – Eliana Cortez

- Representante do DNOCS – Robeisis Holanda,

- Gerente regional da COGERH/Pentecoste - José Arimatéia Paiva,

- Diretor de Planejamento e Operações da COGERH – João Lúcio Farias.

Esteve presente também nesta reunião, REPRESENTANTE DO DNOCS, REPRESENTANTES DO CBH CURU E TÉCNICOS DA SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ, ALÉM DOS REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS, IBAMA, EMATERCE, FUNCEME, SEMACE, COMPAM, EMPRAPA, UFC, POLÍTICOS DE TODAS AS LOCALIDADES DO VALE DO CURU, POLÍTICOS DE PENTECOSTE, SECRETÁRIO DE AGRICULTURA GLAYSON GUIMARÃES, SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE JOSÉ GOMES FILHO, REPRESENTANDO A CÂMARA MUNICIPAL DE PENTECOSTE O VEREADOR MANOEL FORTE, ASSESSOR DA PREFEITURA DE PENTECOSTE EM CONSULTORIA AMBIENTAL RAIMUNDO FÉLIX (que por sinal tem grande experiência e será de grande ajuda com sua intervenção – palavras do Presidente da COGERH - Francisco Rennys Aguiar Frota) e MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL.

Foi ministrado o Prognóstico da Quadra Invernosa, por uma representante da FUNCEME, sobre as precipitações observadas de Janeiro de 2013 a 19 de Fevereiro; as precipitações no Ceará de Janeiro de 2013 a 19 de Fevereiro, os dados de chuvas de Janeiro de 2013 a 19 de Fevereiro nas cidades próximas dentro da Região do Vale do Curu. Foram mostrados também os dados das condições atmosféricas nesta Região e no Estado do Ceará. As anomalias da temperatura da superfície do mar em dez de 2012, anomalias no mapa, não favoráveis a chuva, anomalias de Janeiro de 2013 e as tendências das anomalias até 16 de Fevereiro, Dipolo, TSM/Vento, Dipolo do atlântico, foram algumas das informações também da FUNCEME. Maiores informações no site WWW.funceme.br/mapa

Os Técnicos da Secretaria Executiva do Comitê e Técnicos da Cogerh, deram uma explanação sobre a estratégia de Alocação para o Vale do Curu, histórico da Alocação negociada de 97 a 2012, demanda de água, área irrigada, simulações de esvaziamentos dos reservatórios, critérios, vazão de operação, simulação para abastecimento humano; estes tópicos relacionados aos Açudes de General Sampaio, Tejuçuoca, Pentecoste, Caxitoré e Frios.

Após as apresentações feitas respectivamente pelos técnicos da FUNCEME E COGERH o plenário do CBH Curu deliberou que as vazões operadas seriam até o primeiro dia de junho de 2013 com uma diminuição da vazão quando existir chuvas nesse período. Também ficou acertado que a comissão de acompanhamento da operação das águas da Bacia do Curu fará reuniões bimestrais ou mensais quando necessário, no intuito de acompanhar essa operação até junho. Assim as vazões aprovadas em plenário foram: O Açude General Sampaio vai operar com uma vazão de 800l/s; O Açude Pereira de Miranda vai operar com uma vazão de 1000 l/s (sendo 500 litros para o canal e 500 litros para o rio); O Açude Caxitoré ficou com uma vazão de 810 l/s e finalmente, o Açude Frios operará com uma vazão de 105 l/s.

Vamos nessa: Uma demanda 1.000 l/s o que vem assegurar caso não chova de forma alguma neste período (01/02/13 a 31/12/13), em nosso reservatório Pereira de Miranda até Dezembro de 2013. Avaliamos que não houve o mesmo bom senso em relação à liberação da vazão onde ficou aprovado a liberação de 500l/s para os canais e a mesma quantidade para o rio, derrotando proposta apresentada pelo Dr. Sérgio representante da AUDIPECUP em que preocupado com o abastecimento de nossos irrigantes, defendeu que a liberação de 700l/s para os canais e 300l/s para rio; tendo em vista que a maioria de nossos irrigantes é beneficiada com as águas dos canais e não com as do rio. Houve indignação de alguns presentes após as votações em que argumentam que o Município de Paraipaba que é o último a ser atendido pelos fluxos das águas de nossa bacia haverá o aproveitamento de pelo menos 1/3 da liberação de todos os Açudes em discussão. Mas em contra partida há também uma preocupação por parte de Pentecoste ao que se refere o abastecimento de água do Açude da Serrota.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem