Deputado Federal José Airton elogia o trabalho da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência


A conferência aconteceu em Brasília e reuniu cerca de duas mil pessoas.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) realizou entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Brasília, a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

O deputado federal José Airton falou em plenário sobre o evento e registou sobre a relevante luta pelo reconhecimento dos direitos dos portadores de deficiente, uma data especial que representa uma conquista de gerações . “Eu particularmente me engajei nessa luta ainda como vereador em Fortaleza 2000, de lá ara cá tenho procurado colaborar e contribuir para vitórias nessa área. Ainda destaco aqui uma das conquista importante como parlamentar da inclusão na Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional dos Portadores de Deficiência, fui o relator dessa lei da inclusão dessa relevante Secretaria”.
O Deputado também se comprometeu em dar continuidade a essa luta e, como membro da Comissão de Turismo de Desporto na Câmara dos Deputados, irá colaborar para que as ações da Copa possam contemplar a acessibilidade dos direitos dos deficientes.

A Conferência teve como tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios”. Foram 886 delegados que representaram os 27 entes federados do país. Nas etapas municipais e estaduais, 10.328 participantes da sociedade civil e do governo que debateram os quatro eixos do regimento da conferência nacional, que norteiam as discussões do evento: Eixo I - Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Eixo II - Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Eixo II - Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; Eixo IV - Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Cenário Brasileiro
De acordo com o Censo do IBGE 2010, existem no país 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência. Esse número equivale a 23,9% da população total. A tabela completa com os números de cada um dos estados e por deficiência pode ser encontrado em www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/indicadores/censo-2010.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem