Secretário quer ofensiva no Interior

O Secretário de Segurança se comprometeu em dar o apoio necessário e intensificar o policiamento em Pentecoste e na região; na ocasião da audiência com o Deputado Federal José Airton Cirilo e a vice prefeita de Pentecoste-CE, Dra Ivoneide Rodrigues de Moura, audiência esta que ocorreu quinta 19 de Abril, em solicitação de segurança e policiamento para Pentecoste e região.


Clique para Ampliar
Um efetivo de 64 policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) recebeu treinamento de patrulhamento rural para o enfrentamento às quadrilhas que vêm atacando agências bancárias no Interior, usando até explosivos
Clique para Ampliar
As patrulhas vão trafegar em comboio, com armas de grosso calibre e telefone celular rural, que possibilitará estabelecer comunicação imediata com as polícias de outros Estados que fazem divisa com o Ceará, no caso de ações interestaduais
Clique para Ampliar
Metralhadoras Madsen, de calibre 7.62, serão usadas pelas patrulhas do Cotar para eventuais confrontos com assaltantes de bancos em zonas rurais do Ceará
Clique para Ampliar
Nas viaturas estarão também disponíveis para os policiais estojos com granadas de gás, de luz-e-som, e outros artefatos, como munição de impacto controlado
Comando Tático Rural (Cotar) nesta segunda-feira (23), na sede do orgão. Trata-se de unidade da Polícia Militar vinculada ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) que atua exclusivamente no interior do Estado no combate ao crime organizado.

Equipados com armamento especial e comunicação por telefone celular global (por satélite), os homens que integram a unidade foram escolhidos de acordo com um perfil específico, sendo policiais experientes e, alguns deles, com passagem pela Guarda Nacional.

As composições do Cotar terão apoio de equipes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e de duas (das três) aeronaves da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) que já estão baseadas no interior do Estado.

O Cotar tem por missão principal desenvolver ações preventivas e repressivas de combate a quadrilhas organizadas que atuam no interior do Ceará seja no tráfico de drogas e de armas, no roubo de cargas, ou em assaltos a instituições financeiras.

A unidade atua também de forma incisiva na “Operação Divisa Segura”, em conjunto com as forças policiais dos estados que fazem divisas com o Ceará: Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Essas equipes receberam, em julho de 2011, treinamento especial na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Na época, os 64 homens que compõem o Cotar participaram do curso “Comando de Operações Rurais”, voltado para preparação da tropa para a complexidade das operações na Caatinga.

Ouça abaixo o Áudio do Major Junior, comandante da Aeronave do Ciopaer que esteve nesta segunda feira sobrevoando a cidade de Pentecoste, em entrevista a este Blogueiro.




Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem