Entre presos e cassados, cidade de MT tem 42 pré-candidatos a prefeito

Tangará da Serra, no médio Norte de Mato Grosso, pode ser considerada uma cidade emblemática: a população local viu seus dois últimos prefeitos em duros embates  acabarem de um jeito pouco ortodoxos quando o assunto envolve a classe dos políticos. 

Jaime Muraro chegou a ficar preso sob acusação de promover fraude em licitação. Seu sucesso,  Júlio César Ladeia, que, entre outros causos, ficou paraplégico em virtude de um acidente automobilístico, não conseguiu completar  o segundo mandato ao ser  cassado pela Câmara e pela Justiça, acusado de desvios milionários...

Na leva contra políticos corruptos, sobrou até para o vice-prefeito, José Jaconias,  e quatro  vereadores, Celso Ferreira, Haroldo Lima, Paulinho Porfírio e Genilson Kezomae, também cassados acusados de  integrarem o esquema de corrupção no setor de saúde e que resultou em enriquecimentos ilícitos de muita gente na cidade.

Apesar dessa situação, o quadro político na cidade é efervescente. Dos 19  partidos políticos constituídos no município, 16 garantem possuirem candidatos à disputa pela Prefeitura. Seis contam com pré-candidaturas únicas. Nos demais a disputa interna sempre envolve mais de um pré-candidato. No total, os partidos apresentaram 42 pré-candidaturas, um recorde. 

A conta é a seguinte. São três candidatos exclusivamente para o cargo de vice-prefeito, oito pré-candidaturas exclusivamente para o cargo de prefeito, e 31 pré-candidaturas flexíveis – que poderiam disputar tanto para prefeito quanto para vice.

Segundo o jornal “Diário da Serra”, principal veículo de comunicação da cidade, os 16 partidos que garantiram que terão pré-candidatos, três ainda não apresentaram seus nomes: PSDB, PSC e PRP. Os demais já indicaram quem são aqueles que estão disputando internamente a indicação para concorrerem nas eleições deste ano.

Os partidos que já decidiram não disputar o cargo de prefeito, mas apenas o cargo de vice-prefeito são o PV e o PSL. Já os que não abrem mão da disputa ao cargo de prefeito, e não aceitariam disputar na condição de vice-prefeito são: PMDB, PSD e o PC do B.

O partido com o maior número de pré-candidatos a vereador é o PC do B, com 33 nomes. Em seguida vem empatados o PDT, PSB e o PSDB cada um com 30 pré-candidatos ao Legislativo. Já o PMDB, DEM, PR, PPS e PSD contam com mais de 20 pré-candidatos. Enquanto isso o PMN e o PTN confirmam 22 pré-candidatos cada um, e o PRP confirma 21. Na sequência vem o PT com 17, o PSC com 15, o PRB com 13 e o PSL com 10.

“Em política água e óleo as vezes conseguem se unir, então nada é impossível” – escreve o jornal. Apesar disso, pelo menos por enquanto, as coligações que estariam impossibilitadas são do: PDT com o PSD, por força de orientação estadual do PDT; o PPS com o PT, por força de orientação nacional de ambos os partidos; do PT com o DEM, por força de orientação nacional do PT; e  PT com o PSDB, também por causa da orientação nacional do PT.  PSD e DEM é o único caso específico por condição da pré-candidatura de  Ana Monteiro de Andrade.
Edilson Almeida

Redação 24 Horas News

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem