Sucessão de Cid Gomes deverá ser o ponto final da aliança PT-PSB-PMDB

A meta do PMDB, por exemplo, é em 2012 se tornar o maior partido do Ceará. Caso o objetivo se concretize, o senador Eunício Oliveira tem, segundo aliados, grandes chances de ser candidato ao Governo em 2014.

A reconfiguração do mapa político no Ceará após 2012 será de fundamental importância para que os partidos da base aliada elaborem suas estratégias para as eleições majoritárias de 2014. 

Ainda é muito cedo para pensar...
nas eleições para deputado, senador, governador e presidente, dizem os representantes dos partidos, mas alguns já enxergam esse horizonte. 2014 será o último ano da gestão do governador Cid Gomes (PSB). Será o ano da Copa do Mundo, quando o Estádio Castelão será um dos principais protagonistas. E, certamente, haverá muita disputa para saber que partido irá administrar um Ceará com melhor infraestrutura e ainda mais conhecido internacionalmente.

A expectativa dos dirigentes do PMDB é sair das eleições de 2012 como o maior e mais forte partido do Ceará. Com o maior número de prefeitos e de vereadores. Após apoiar o governo de Cid Gomes desde 2006, o PMDB já tem pretensões de concorrer ao Palácio da Abolição em 2014. O candidato natural do partido seria Eunício Oliveira, senador cearense mais votado em 2010, e atualmente presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). 

Caso atinja a meta de eleger mais de 40 prefeitos e 300 vereadores no Estado, a ambição do PMDB estará mais próxima de se concretizar.

“Um dia, de repente, o Eunício poderá ser uma boa opção para sucessão no governo do Estado”, disse o deputado estadual Daniel Oliveira (PMDB), sobrinho de Eunício. Segundo Daniel, essa possibilidade não foi conversada com os partidos da base aliada e não é uma imposição ou condição para o apoio do PMDB ao governo Cid Gomes, mas “Eunício tem o desejo de governar o Ceará”, e porque não em 2014? “Eunício virou um grande nome. E seria uma opção, atendendo todas as chamadas da população”, diz Daniel.

Aliança em 2014
Joaquim Cartaxo, vice-presidente do PT estadual e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), diz que ainda é muito cedo para pensar em 2014, mas ele acredita que até lá a aliança PT-PSB-PMDB irá se repetir. Contudo, a relação entre PMDB e PT não tem sido harmoniosa na Capital. E em 2012 os dois partidos deverão se enfrentar em alguns dos grandes municípios cearenses. 

Segundo o deputado federal Danilo Forte (PMDB), há chance de ocorrer o mesmo em Fortaleza. “Eu acho que políticas de alianças devem ser feitas em cima de ações programáticas e de possibilidades de participação na gestão. Com relação a esses procedimentos, acho que a experiência de Fortaleza não foi benéfica”, diz Danilo Forte. Ele defende que o PMDB tenha candidatura própria já em 2012. Nessa hipótese, o seu nome seria um dos mais prováveis.

Mais diplomático, Daniel Oliveira diz que por “respeito ao PT”, o PMDB buscará manter a aliança em 2012 na Capital, mas que no caso de lançar candidatura própria “não seria um rompimento”, apenas mais uma opção. Daniel, no entanto, faz questão de destacar o compromisso do seu partido com o governador Cid Gomes desde 2006, quando Eunício retirou a sua candidatura ao Senado para apoiar a eleição do hoje senador Inácio Arruda (PCdoB). “Nós começamos a colher o que ele (Eunício) plantou em 2006”, diz. Essas declarações dão a entender que, no Ceará, o PMDB tem compromisso com o PSB de Cid, não com o PT, peça chave da aliança. (Bruno Cabral -brunocabral@opovo.com.br)

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem