Entidades promovem marcha contra corrupção

PARABÉNS POPULAÇÃO DE MOMBAÇA - CE


Denúncias contra prefeito de Mombaça, José Willame, motiva protesto nas ruas da cidade, no Sertão CentralClique para Ampliar
Com faixas e palavras de ordem, populares foram às ruas, especialmente estudantes 
FOTO: ALEX PIMENTEL
Mombaça Sindicalistas, estudantes, representantes de entidades da sociedade civil e até donas-de-casa saíram às ruas de Mombaça na manhã desta segunda-feira em protesto contra a corrupção.


Os manifestantes se concentram em frente à Escola de Ensino Médio Professor Pedro Jaime, na Praça Cícero Marques, e dali partiram com destino ao Paço Municipal e ao Fórum de Justiça.

Segundo os organizadores, o movimento "Mombaça cidadã e sem corrupção", foi motivado por denúncias do Ministério Público do Estado (MPE), pedindo o afastamento do prefeito José Willame Barreto Alencar, por suspeitas de corrupção.


A manifestação foi feita...
exatamente 30 dias após o pedido de afastamento do gestor.

A solicitação foi feita no dia 21 do mês passado. O procurador Benon Linhares Neto, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), foi quem investigou e fez o pedido ao Poder Judiciário.

Conforme as lideranças da manifestação, o representante do MP justificou o pedido ao desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará como uma forma de evitar novos desvios de dinheiro público e de evitar a destruição de provas e o constrangimento de testemunhas na comprovação de fatos criminosos. O MP acusa José Willame de desvio de dinheiro público por meio de um esquema fraudulento de processos licitatórios direcionados para obras e locação de veículos com a Construtora Nordeste, representada pelo empresário Francisco Soares Lima.

Segundo denúncia do procurador, o esquema também tem indícios de fornecimento de notas fiscais frias para justificar as despesas realizadas pela Prefeitura, beneficiando aqueles que efetivamente executavam as obras e que não poderiam firmar contrato com o ente público, por terem algum vínculo funcional ou político com a administração municipal.

Conforme consta na divulgação feita pelo Ministério Público do Ceará, por meio de seu portal, nas investigações ainda foi verificado que algumas pessoas inquiridas são comerciantes locais que receberam os cheques na venda de material de construção e que descontavam cheques pré-datados da Prefeitura, emitidos antes mesmo de empenhada a despesa. Havia, ainda, situações em que o servidor da Prefeitura, Arnaldo Júnior, e o filho do mestre de obras, Charles Vieira, eram quem descontavam cheques na boca do caixa.

A reportagem procurou manter contato telefônico com o prefeito José Willame. Até o encerramento desta edição, os telefones da Prefeitura não atendiam. Foi mantido contato com a auxiliar da chefia de gabinete, Antônia Marques Gonçalves e Silva, mas não houve resposta. Entretanto, acerca do movimento, José Willame havia se pronunciado em rádios da região alegando não se tratar de um movimento contra sua administração, mas de uma manifestação nacional, realizada em todo o País nos últimos dias. Nos microfones, o gestor dizia tratar-se de uma manobra de seus opositores para relacionar ao pedido do Ministério Público.

Mesmo assim, milhares, na maioria estudantes, de caras pintadas, com narizes de palhaço, levantando dezenas de faixas, foram às ruas.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Mombaça
Telefone: (88) 3583.3401
Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará: (85) 3452.1553

1 Comentários

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem