Foto de urso polar adormecido em iceberg ganha prêmio de melhor do ano; veja concorrentes

Nima Sarikhani registrou momento após três dias de buscas pelo animal em arquipélago norueguês

Por O Globo — Londres


Fotógrafa Nima Sarikhani ganha prêmio do People's Choice Award — Foto: Reprodução

Um jovem urso polar adormeceu com a cabeça recostada numa coluna de gelo. O clique, da britânica Nima Sarikhani, ganhou o prêmio People's Choice Award de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. De acordo com a BBC, Sarikhani fez o registro depois de três dias de buscas por ursos polares em meio à espessa neblina do arquipélago norueguês de Svalbard.
— A imagem comovente e de tirar o fôlego de Sarikhani nos permite ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta — disse o diretor do Museu de História Natural, Douglas Gurr. — Sua imagem instigante é um lembrete claro do vínculo integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento climático e da perda de habitat.

O segmento de fotografia da vida selvagem e os fãs dessa arte de todo o mundo puderam votar numa lista de 25 imagens. Chegou-se, então, a quatro finalistas "altamente elogiados" pelo grupo.
  • Veja fotos escolhidas para premiação de vida selvagem
Num dos cliques, Tzahi Finkelstein fotografava, escondido, alguns pássaros da costa, quando viu uma tartaruga caminhar em águas rasas, nos Bálcãs. Ele registrou o momento em que uma libélula pousou no focinho do animal.

Já Daniel Dencescu passou horas "seguindo aves pela cidade e subúrbios de Roma, na Itália" e conseguiu um registro do bando, num dia sem nuvens, no formato de pássaro gigante.

Outra imagem elogiada foi a de duas leoas, no Quênia, que dividiam os cuidados de um filhote. O fotógrafo Audun Rikardsen também foi destaque ao registrar, com seu equipamento em uma caixa à prova d’água, águas-vivas lunares iluminadas pelo Aurora Boreal do norte da Noruega.
  • Veja imagens dos vencedores do World Press Photo 2023
Postagem Anterior Próxima Postagem