Chuvas volumosas devem atingir o Ceará e parte do Nordeste até sexta-feira (26), alerta Inmet

Órgão sinaliza chuvas expressivas com volumes acumulados superiores a 100 milímetros

Escrito por Redação

Pancadas de chuva podem ser acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, segundo Inmet.  Foto: Alex Costa/SVM

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de "chuvas volumosas" para praticamente toda a região Nordeste até a manhã da próxima sexta-feira (26). 

Segundo o aviso, as chuvas mais expressivas devem atingir, principalmente, os estados do Ceará, Bahia e Piauí, com volumes acumulados superiores a 100 milímetros (mm). 

VEJA TAMBÉM

Pela previsão do órgão, isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Mapa mostra o acumulado de chuvas previsto para o Nordeste. Foto: Divulgação Inmet

UMIDADE DO SOLO

Apesar da possibilidade de causar transtornos, ainda conforme o Inmet, a chuva registrada será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado na última semana, especialmente no semiárido. "Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água", destaca o instituto. 

Diário do Nordeste

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem