Quem é Ana Paula Lobato, a suplente de Dino que ficará no Senado até 2030

Quem é Ana Paula Lobato

A confirmação da indicação de Flávio Dino para o STF fará de Ana Paula Lobato (PSB-MA) a suplente que herdará oito anos de mandato como senadora.

 

Ana Paula, 39, assumiu o cargo em fevereiro, na sequência da posse de Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça. Ela nasceu em Pinheiro (MA), mesma cidade de José Sarney.

Ainda que seja titular de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça, seu mandato até agora tem sido bastante discreto. Ana Paula não figura entre os parlamentares mais influentes e que delimitam o debate no Senado.

O episódio de maior exposição até o momento é uma gafe. A senadora participava do depoimento do general Augusto Heleno na CPI de 8 de Janeiro e não soube dizer o nome de Ernesto Geisel, presidente durante o regime militar.

 

Os votos de Ana Paula no Senado

  • Reforma tributária - a favor
  • Arcabouço fiscal - a favor
  • Marco temporal - contra
  • PEC limitação dos poderes do STF - ausente

Trajetória política é marcada por derrotas

Ana Paula entrou para a carreira política em 2011 e coleciona mais derrotas do que vitórias. A primeira eleição de que participou foi ser candidata a deputada estadual três anos depois e perdeu.

Ela tentou se tornar vice-prefeita de Pinheiro em 2016 e foi derrotada outra vez. O primeiro cargo foi conquistado em 2020, quando retomou a tentativa de ser vice-prefeita e ganhou a disputa na chapa com Luciano Genésio (PP).

Ana Paula chegou a assumir a prefeitura durante a pandemia porque o titular foi afastado. O prefeito foi acusado de lavagem de capitais e organização criminosa.

Principal bandeira de Ana Paula é a saúde

Enfermeira de formação, Ana Paula focou sua gestão à frente de Pinheiro na saúde. Além de esta ser sua principal linha de atuação, o tema era urgente porque o mundo atravessava uma pandemia. A cidade foi uma das primeiras do país a vacinar crianças.

A senadora também tem no combate a violência doméstica, a defesa do meio ambiente e a segurança pública como assuntos de interesse. O último tema se incorporou a sua pauta por influência de Dino.

Ela é casada com Othelino Neto (PCdoB), um dos deputados estaduais mais influentes do Maranhão e o segundo mais votado nas últimas eleições. O casal tem dois filhos.

Posições polêmicas

Apesar do mandato discreto, a senadora Ana Paula tem passagens controversas, como quando pediu a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A declaração ocorreu na esteira de críticas de integrantes do PT a ele, um nome identificado como alinhado a Jair Bolsonaro.

A senadora chegou a encaminhar um pedido formal ao Conselho Monetário Nacional (CMN), do qual Campos Neto faz parte, pedindo que ele deixasse o cargo.

Sua atuação parlamentar também inclui relatar projetos nas áreas econômicas, sociais e previdenciárias. A lista inclui a proposta de estender a criminalização por injúria a outras práticas preconceituosas por origem e gênero.

 

Uol

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem