Lista que inclui brasileiros a deixar Gaza tem cidadãos de mais 14 países; veja relação

Grupo de 34 brasileiros estava pronto para deixar a zona de guerra nesta sexta-feira (10), mas passagem de Rafah, que separa Gaza do Egito, foi fechada de novo.

Por Gabriel Croquer, Matheus Moreira, Isabela Leite, g1

Passagem de Rafah, na fronteira do Egito com a região sul da Faixa de Gaza — 📷: Reuters

Mais de um mês depois do início da guerra entre Israel e Hamas, um grupo de 34 brasileiros finalmente conseguiu entrar na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza por meio da passagem de Rafah, na fronteira do Egito.

No entanto, pouco depois da liberação na sexta-feira (10), a passagem de Rafah foi fechada e embaixadores do Brasil dizem não saber quando os brasileiros devem deixar o local.

Além dos brasileiros, a lista de saída tem cidadãos de outros 14 países, com 554 pessoas. Essa seria a sétima leva de estrangeiros que deixaria o local.

Veja abaixo a mais nova lista dos países e quantidade de seus cidadãos que devem ser repatriados de Gaza.

Veja a sétima lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza — 📷: Arte g1

Bombardeios na passagem

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou ao g1 que a passagem foi fechada nesta sexta por conta da passagem de ambulâncias no local e afirmou que ainda não é possível dizer se a saída dos brasileiros ocorrerá hoje ou no fim de semana.

"Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto", declarou. "A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberta por apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje".

Infográfico mostra limites entre Faixa de Gaza, Rafah, Israel e Egito. — 📷: Editoria de arte/g1

g1/Mundo

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem