PF deflagra operação para combater corrupção e fraudes no interior de Roraima

Os valores dos contratos firmados com as empresas investigadas alcançam aproximadamente R$ 60 milhões.

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, 29/8, a Operação Leviatã*, visando desarticular possível organização criminosa voltada à prática de fraudes a licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro. São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, 2 mandados de busca e apreensão em Alto Alegre e 2 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As investigações iniciaram com a análise de materiais apreendidos em outra operação da PF, na qual foram encontrados diálogos entre um empresário e um político sobre a contratação de uma empresa para serviços de engenharia para a prefeitura de Alto Alegre.

Há indícios de que a organização criminosa tentaria obter propinas em troca do direcionamento de procedimentos licitatórios. São investigados processos de contratação de serviços relacionados à iluminação pública e a obras de asfaltamento e pavimentação.

Para dissimular os pagamentos das propinas, o grupo investigado envolveria empresas intermediárias, as quais, por meio da simulação de venda de mercadorias, mediante emissão de notas fiscais “frias” e utilização de contas de “laranjas”, faria o dinheiro chegar até o político investigado, sem que a origem do montante fosse identificada.

As investigações apontam que outros indivíduos teriam sido cooptados para a organização, que passaria a contar com a integração de empresários, servidores públicos, empresas e “empresas de fachada”.

*O nome da operação “Leviatã” faz referência à obra de Thomas Hobbes, em que é idealizada a figura do Soberano, o qual teria poderes absolutos, acima das leis e sem limites para suas ações, desde que agisse no cumprimento de sua parte no contrato: garantir a vida, a prosperidade e a paz.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Whatsapp: (95) 3621-1548

cs.srrr@pf.gov.br

Leia também:

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem