Recibos mostram compra de reportagens por Ricardo Nunes na Folha, que muda divulgação

The Intercept Brasil revela a descrição dos pagamentos da Prefeitura ao jornal

Por Yuri Ferreira

Prefeitura de Ricardo Nunes (MDB) financiou propagandas na Folha de São Paulo. 📷: Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma reportagem do The Intercept Brasil mostrou que a Prefeitura de São Paulo gastou quase R$ 3 milhões em publicidade na Folha de São Paulo para publicar matérias que promovem a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP).

Nunes, que é o candidato de Bolsonaro para a reeleição em 2024, através de uma agência de publicidade, fez diversos pagamentos em 2022 e, em especial, em 2023, para mostrar a gestão em boa luz para a população paulistana.

A publicidade não era através de banners ou peças publicitárias explícitas. Na verdade, as ações eram matérias patrocinadas, e não mostravam com clareza que eram pagas pela prefeitura.

Os documentos mostrados pelo The Intercept mostram que a gestão Ricardo Nunes gastou dinheiro para "projeto especial, com produção de conteúdo", com "inserção de matérias no digital" e "páginas no impresso" dedicadas à exposição positiva da gestão de Nunes.

Planilhas mostram os gastos da Prefeitura com a Folha de São Paulo

Ou seja, não são banners simples, mas conteúdo escrito pela própria gestão Nunes que entra como publicidade disfarçada dentro de um dos jornais de maior circulação e audiência do país.

O Ombudsman da Folha afirma que recomendou mudanças à redação. Não viu conflito de interesse entre uma empresa jornalística fazer propaganda do candidato prestes à reeleição, mas  recomendou uma mudança nas sinalizações da peças pagas pela prefeitura Nunes.

"Alertei a Redação de que não havia indicação clara sobre ser um produto patrocinado”, disse o ombudsman José Henrique Mariante. Além disso, ele alega que a matéria do The Intercept Brasil “faz inferências, mas não apresenta nada de concreto além, é claro, da falta de um marcador mais explícito de conteúdo não editorial”.

Revista Forum

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem