“Precisamos de mais atores informando a população — e nĂŁo menos”, reforçou o jornalista
(Foto 👆: Brasil 247 | Reuters | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
247 - O jornalista investigativo Joaquim de Carvalho reagiu ao PL das Fake News e seguiu o posicionamento de outros comunicadores progressistas que estĂŁo condenando o projeto de lei do relator Orlando Silva (PCdoB-SP). Para Carvalho, a lei das fake news se transformou na lei da Globo.
“A chamada lei das fake news se transformou na lei da Globo, por favorecer o grupo. Já vimos esta histĂłria. Progressistas embarcam em causas aparentemente justas. Ao final, veem que ajudaram a criar um monstro. Aconteceu na PEC 37 e na lei que regulamentou a delação, entre outras”, escreveu o jornalista em seu perfil no Twitter nesta sexta-feira (28).
Leia também:
- Professor da Uerj diz que PL 2630 pode facilitar desinformação, em vez de combatê-la
- DiscussĂŁo de JanaĂna Paschoal e Amoedo sobre cena ridĂcula do senador GirĂŁo bomba nas redes
Assim como os comunicadores progressistas, Carvalho acredita que o projeto de lei de combate Ă s fake news Ă© um retrocesso, pois cria fundo que pode transferir recursos da publicidade digital no YouTube para a Globo, prejudicando a mĂdia independente.
Fique por dentro do 247.
“Precisamos de mais empresas e atores informando o pĂşblico, e nĂŁo menos. O PL dá fĂ´lego financeiro a quem já tem muito dinheiro e reduz a remuneração de quem Ă© independente”, finalizou.
A lei relatada por Orlando Silva é um retrocesso, uma tentativa de restabelecer o monopólio da informação. Precisamos de mais empresas e atores informando o público, e não menos. O PL dá fôlego financeiro a quem já tem muito dinheiro e reduz a remuneração de quem é independente.
— Joaquim de Carvalho (@joaquimmonstrao) April 28, 2023