TSE e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral debatem o enfrentamento da desinformação nas Eleições 2022

Integrantes do MCCE foram recebidos na tarde desta segunda (23) pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin

Ministro Edson Fachin recebe MMCE - 23.05.2022

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu nesta segunda-feira (23), em Brasília (DF), representantes do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O colegiado demonstrou o apoio das 70 entidades que o compõem no enfrentamento da desinformação e no desenvolvimento de ações que garantam a transparência e a segurança das Eleições Gerais de 2022.

Fachin agradeceu a visita e ressaltou que entidades e instituições que trabalhem dialogando com a Justiça Eleitoral (JE) e que estejam focadas no fortalecimento da democracia sempre terão as “portas abertas no Tribunal”. “A sociedade precisa sentir confiança nos mecanismos que garantem a democracia. Dessa forma, estamos [o TSE] sempre à disposição para que movimentos sociais estejam presentes nas discussões e debates diversos propostos pela Justiça Eleitoral”, afirmou.

O representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da diretoria do MCCE, Melilo Dinis do Nascimento, destacou que o Movimento quer promover uma mobilização nacional para combater as fake news e ampliar a divulgação de dados fidedignos sobre o processo eleitoral.

“Viemos aqui pra dizer que o TSE é uma entidade muito importante para o país, e que estamos comprometidos em apoiar as ações da Justiça Eleitoral. O MCCE quer atuar em um espaço de cooperação, inclusive com influenciadores digitais que possam aumentar o acesso a informações verdadeiras sobre o sistema eleitoral”, informou.

Também participaram do encontro os representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Haroldo Santos Filho, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Luciano Caparroz Pereira dos Santos.

Sobre o MCCE

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto, visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.

O Comitê Nacional do MCCE, sediado em Brasília, é composto por mais de 70 entidades nacionais. Também integram o colegiado os comitês estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país.

TP/LC, DM





Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem