Twitter: O acordo de Elon Musk é uma má notícia para a liberdade de imprensa, avalia FIJ

O bilionário Elon Musk chegou a um acordo com o conselho do Twitter em 25 de abril para comprar a rede social por US$ 44 bilhões e deve se tornar o único proprietário da plataforma. As Federações Internacionais e Europeias de Jornalistas (IFJ/EFJ, em inglês) condenaram a planejada aquisição, alertando que ameaça o pluralismo, a liberdade de imprensa e cria um playground para a desinformação.

Foto: Britta Pedersen / PISCINA / AFP

Elon Musk é o CEO da fabricante de carros elétricos Tesla Inc e da empresa aeroespacial Space X. Ele tem uma longa reputação de criticar as políticas de moderação de conteúdo do Twitter e tem chamado regularmente o Twitter para se tornar um fórum não mais regulamentado para “liberdade de expressão”.

Após a aquisição, Musk, o autointitulado “absolutista da liberdade de expressão” anunciou planos para “tornar algoritmos de código aberto, derrotar bots de spam e autenticar todos os humanos”.

A compra do Twitter, empresa que reúne mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo, por Musk significa que a empresa agora é de propriedade de uma única pessoa em vez de vários acionistas, levantando preocupações de que essa nova concentração nas mãos de um único indivíduo teria graves consequências sobre o uso social e político da plataforma.

As federações alertam que o anúncio de Musk de “autenticar todos os humanos” desafiaria seriamente a proteção daqueles cujas opiniões ou identidades não se alinham com aqueles no poder, entre os quais muitos jornalistas e fontes em todo o mundo que responsabilizam os poderosos.

As federações também estão preocupadas com quaisquer medidas tomadas para diminuir a moderação de conteúdo. As últimas pesquisas da FIJ revelaram como os jornalistas, em particular as mulheres, e aqueles pertencentes a grupos minoritários, foram alvos online, inclusive no Twitter, e instaram as mídias sociais a se posicionarem para proteger os jornalistas do ódio e discursos misóginos.

Além disso, as federações temem que permitir o discurso não regulamentado no Twitter sem moderação aumente a desinformação e ameace o jornalismo de qualidade.

O secretário-geral da FIJ, Anthony Bellanger, disse: “O Twitter é uma extensão dos escritórios dos jornalistas. É aqui que os jornalistas promovem o seu trabalho, expressam ideias ou encontram fontes de informação. Este espaço deve ser devidamente moderado, respeitando a liberdade de expressão. E um bom equilíbrio que qualquer proprietário do Twitter deve prestar atenção. Estamos preocupados que os planos de Elon Musk para o Twitter estejam indo na direção errada, exacerbando as oportunidades de atacar jornalistas e ameaçando o anonimato dos usuários”.

O secretário-geral da EFJ, Ricardo Guitterez, disse: “O bilionário nunca hesitou no passado em usar o Twitter para manipular informações, influenciar os preços das ações e controlar a cobertura da mídia de seu próprio negócio. rede em benefício próprio, sem atender ao interesse público. Já é tempo de regulamentar a propriedade dos meios de comunicação e das redes sociais para contrariar uma concentração de poder prejudicial ao pluralismo, ao debate público e à democracia”.

Fenaj

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem