Pagamento do rateio do Fundeb aos profissionais da Educação será no dia 15 de janeiro

No primeiro bate-papo virtual com a população em 2022, realizado nesta terça-feira (4), o governador Camilo Santana anunciou o rateio proporcional de R$ 136 milhões provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para cerca de 30 mil profissionais da Educação do Ceará, a ser pago em 15 de janeiro.

O rateio do Fundeb beneficiará professores efetivos e temporários, servidores administrativos e comissionados exclusivos/cedidos com exercício nas unidades escolares estaduais, nas Crede/Sefor e Seduc no ano letivo de 2021. “Muita gente me perguntando sobre o rateio do Fundeb, que será de mais de R$ 136 milhões. É uma espécie de 14º salário para esses profissionais, que têm trabalhado muito, lutado muito, pela Educação do Ceará. Nós galgamos uma grande conquista no ano passado, que foi o aumento do percentual do Fundeb, que em grande parte é proveniente de recursos de impostos estaduais. Como houve esse aumento do percentual, nós decidimos repartir aos mais de 30 mil servidores. No dia 15 de janeiro será pago. Estará na folha, será uma folha extra aos servidores”, explicou Camilo Santana.

O valor a cada profissional será calculado de forma proporcional à carga horária de trabalho, ao número de meses trabalhados e à remuneração recebida nos meses trabalhados do ano letivo de 2021.

Agenda

Ao repassar a agenda da semana, o governador destacou a inauguração desta terça-feira (4). “Inauguramos uma nova unidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e o Espaço do Empreendedor. Os novos serviços estão instalados onde funciona, desde o último mês de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), dentro no Centro de Eventos do Ceará”, disse.

No local, a Sedet funciona de forma integrada, em um mesmo espaço físico, com todas as suas vinculadas: Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), escritórios do Complexo do Pecém, Zona Processamento de Exportação (ZPE) e articulação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). “Destaco o esforço do Estado para garantir a estrutura necessária para atrair investimentos públicos e privados e gerar desenvolvimento econômico no Ceará, desburocratizando e facilitando o acesso dos cearenses em um só espaço.”

Na segunda-feira (3), o governador participou de reunião com a Secretaria da Saúde do Estado, para monitorar os dados de influenza e Covid-19. “Tomei ontem a minha dose de reforço, a D3, e recomendo que todos façam o mesmo. Quero fazer um apelo: se não tomaram ainda a terceira dose, segunda ou nem mesmo a primeira, se vacinem. Para mais de 90% das pessoas que tomaram as vacinas, quem pega a doença apresenta sintomas leves. Internados ou em estado grave são pessoas que não se vacinaram ou não tomaram a segunda dose ainda”, informou Camilo. No último dia 30, em outra reunião, “ficou decidido que o Ceará implementará um plano de contingência, com testagem em massa nos municípios”. E completou: “Aproveito para informar que ainda nesta terça-feira me reunirei com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e nossas equipes de Saúde para tratar do assunto. Nesta quarta-feira tenho agenda com os prefeitos dos municípios do Interior também”. informou.

O governador destacou ainda a expectativa para o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos, respondendo, inclusive, a perguntas de internautas. “Ontem o Ministro da Saúde (Marcelo Queiroga) informou que na segunda quinzena de janeiro iniciará a vacinação das crianças, e eu já cadastrei meus filhos Pedro, de 11, e Luiza, de 9, e recomendo que todos façam o mesmo com suas crianças. Faça seu cadastro, as vacinas pediátricas já estão testadas e autorizadas”, apontou.

Também nessa segunda-feira (3), foram convocados os 263 aprovados no concurso da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

#CamiloResponde

“Muitas pessoas reclamando do IPVA alto, mas é uma questão nacional. O imposto é calculado em cima do valor dos carros, por isso foi puxado pelos aumentos nos preços de veículos novos e usados. Mas no Ceará tem desconto, que antes era de 5% no pagamento à vista, já aumentamos para 10%, e se você estiver cadastrado no programa Sua Nota Tem Valor, você ganha até um total de 15% de desconto (10% do preço a vista + até 5% do programa fiscal)”, explicou o governador a questionamento sobre o valor a pagar.

Respondendo a Elisvaldo Bezerra, sobre a inauguração do Bondinho de Ubajara, o governador anunciou que a inauguração está programada para esta sexta-feira (7). “Ficou muito bonito, refizemos toda a estrutura praticamente do zero, fizemos um novo bondinho, e nesta semana iremos entregar para Ubajara”. Ele também comentou sobre o Teleférico do Caldas, elogiado pela internauta Ângela Maria, de Barbalha. “Estamos investindo em estruturas e equipamentos para atrair o turismo por todo o Ceará. No Caldas, além do teleférico, temos o borboletário, uma passarela com mirante, e, conversando recentemente com muitos da região, me disseram que se triplicou o movimento por lá. Obras como essa dinamizam a economia de uma região inteira”.

Camilo também fez um balanço dos concursos públicos realizados em 2021 ao responder um internauta, e já projetou os novos de 2022. “Eu ainda não fiz a reunião para definir o número de vagas dos nossos próximos concursos, mas serão realizados certames para os seguintes órgãos: Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva); Universidade Regional do Cariri (Urca); Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)”, listou o governador. Ele ainda enumerou os concursos já promovidos em sua gestão, como para Funsaúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Pefoce, Sefaz, Secult, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), além de chamar a última turma do Corpo de Bombeiros, e a convocação de mais 2.500 professores do último concurso da Seduc.

Sobre o pagamento do Cartão Mais Infância, Camilo detalhou que será creditado até o final de janeiro aos mais de 150 mil cartões que atendem as famílias cearenses. “O Mais Infância é um projeto especial para mim e para a primeira-dama, Onélia Santana, que acolhe e ajuda as famílias e crianças numa fase fundamental, que é a primeira infância. É um projeto que olha para quem mais precisa, com aqueles que representam o futuro do nosso Estado”.

Sobre o Vale-Gás Social, o governador ligou diretamente para a titular da SPS, Socorro França, para se certificar da entrega aos municípios. “Todos os cupons de Vale-Gás de 2021 já foram entregues a todas as prefeituras, e as prefeituras repassarão às famílias cadastradas”, informou a secretária, que detalhou que a próxima distribuição será feita em cerca de quatro meses. Outro internauta, Pedro Jota, perguntou sobre os notebooks dos professores. “Estamos aguardando apenas a chegada dos equipamentos para marcar um evento e entregar a todos os 23 mil professores que serão beneficiados”, ressaltou Camilo.

Acompanhe as ações do Governo pelo Telegram

Acompanhe as ações do Governo pelo Whatsapp


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem