Sindicatos de Jornalistas do NE vão realizar Dia de Luta contra a precarização

Atos em frente aos veículos de mídia, mobilização nas redes sociais e uma live fazem parte das ações programadas para 15 de dezembro.

Os Sindicatos de Jornalistas do Nordeste irão realizar na quarta-feira, 15 de dezembro, o Dia de Luta dos Jornalistas da região. A data marca o início da mobilização conjunta das entidades sindicais contra os atrasos e a ausência de reajustes salariais, o desrespeito à jornada e a precarização do trabalho da categoria. A atividade tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O Dia de Luta dos Jornalistas do NE foi uma das deliberações do I Encontro dos Jornalistas do Nordeste, realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro deste ano, de forma virtual. Na ocasião, foi aprovado um plano de lutas, com ações unitárias com vistas ao enfrentamento dos desafios comuns vivenciados em cada estado e ao fortalecimento da categoria na região.

Dia de vestir LUTO

Para reforçar a mobilização, as direções sindicais convocam os trabalhadores e trabalhadoras para que se vistam de preto, na quarta-feira (15/12), postem as fotos em suas redes e marquem a FENAJ, os sindicatos e os veículos de mídia.

“Vamos juntos e juntas batalhar por reajuste salarial e contra a precarização”, reforça o diretor de Mobilização e Negociação Salarial da Federação e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

Lançamento da Campanha Salarial Unificada

Também no dia 15/12 está previsto o lançamento da Campanha Salarial Unificada para o ano de 2022, tendo como tema “Jornalismo essencial exige valorização profissional – Jornalistas do Nordeste unidos por reajuste salarial e respeito os direitos”.

Além de atos em frente às empresas jornalísticas, as direções sindicais irão realizar uma live, às 19h, com transmissão conjunta pelas redes sociais da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas. No evento ao vivo, será apresentada a pauta regional da campanha e realizado um debate sobre a situação econômica da categoria no Nordeste.

“Contamos não somente com o apoio, mas principalmente com o engajamento de todos, todas e todes para o sucesso dessa ação”, resume a vice-presidenta Regional Nordeste I da FENAJ, Lúcia Figueiredo.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem