Governadores de 20 estados dizem em nota que alta do preço da gasolina é 'problema nacional'

Governadores de 19 estados e mais o Distrito Federal, divulgara carta em que rebatem a narrativa governista de que as altas recentes do preço da gasolina, do diesel e do gás natural são decorrentes do aumento de impostos estaduais, mais precisamente o ICMS.


Jair Bolsonaro, seus funcionários e aliados têm responsabilizado os governadores pela alta vertiginosa no preço dos combustíveis, que pressiona a inflação e torna mais difícil a vida do brasileiro.

O elevado preço é o resultado de uma política da Petrobrás em que a petroleira passa a fazer reajustes com base nas oscilações do barril de petróleo no mercado internacional.

Segundo a carta divulgada pelos governadores, uma prova simples de que Bolsonaro tenta inverter a narrativa e reduzir a responsabilidade de seu governo sobre a alta dos preços é que o ICMS que incide sobre os combustíveis não tem qualquer aumento em nenhum estado brasileiro nos últimos 12 meses, enquanto o preço cobrado à população aumentou 40% no período.

"Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade, é o primeiro passo para resolver um problema."

A missiva é assinada por pelo menos três governadores que são aliados de Bolsonaro: Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG) e Ibaneis Rocha (DF). Além deles, assinaram governadores da oposição como Flávio Dino (MA), Renan Filho (AL) e João Dória (SP).

Aliados de Bolsonaro, sete governadores que não assinaram o documento, Ratinho Júnior (Paraná), Carlos Moisés (Santa Catarina), Wilson Lima (Amazonas), Marcos Rocha (Rondônia), Antônio Denarium (Roraima), Gladson Cameli (Acre) e Mauro Carlesse (Tocantins).

NOTA DOS GOVERNADORES SOBRE O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa.
Falar a verdade, é o primeiro passo para resolver um problema.

Brasília, 19 de setembro de 2021.

Confira quais governadores assinaram a nota:

Rui Costa (Bahia)
Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
Flávio Dino (Maranhão)
Helder Barbalho (Pará)
Paulo Câmara (Pernambuco)
João Doria (São Paulo)
Romeu Zema (Minas Gerais)
Ronaldo Caiado (Goiás)
Mauro Mendes (Mato Grosso)
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
Camilo Santana (Ceará)
João Azêvedo (Paraíba)
Renato Casagrande (Espírito Santo)
Wellington Dias (Piauí)
Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte)
Renan Filho (Alagoas)
Belivaldo Chagas (Sergipe)
Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul)
Ibaneis Rocha (Distrito Federal)
Waldez Góes (Amapá)

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem