GOVERNADOR INAUGURA OBRA DO PLANO DE SEGURANÇA HÍDRICA QUE GARANTE MAIS ÁGUA PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Imagem Junior PentecosteO governador Camilo Santana entregou nesta quarta-feira (25), no Pecém, mais uma obra do Plano de Segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. Trata-se da bateria de poços, adutoras e estações de bombeamento que possibilitarão o Aproveitamento do Aquífero Dunas. São 38 poços que garantirão cerca de 200 litros de água por segundo. A intervenção gera uma "água nova", que não era aproveitada. Com isso, o Sistema Metropolitano passa a mandar menos água para a Região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), aumentando a garantia hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza.
 
A intervenção teve custo de R$ 6. 516.499,04 e foi desenvolvida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Além do CIPP, a água do novo sistema reforçará a garantia hídrica da Região de São Gonçalo do Amarante e distritos.
 
Imagem Junior PentecosteDurante a solenidade de inauguração, realizada às margens das novas estações de bombeamento, Camilo Santana enfatizou o empenho do Governo do Ceará, utilizando de recursos  próprios, para assegurar que não falte água na casa dos cearenses.
 “A ideia é que a gente possa diminuir o consumo que vem do Castanhão aqui para a Região do Complexo Portuário do Pecém. Essa ação de hoje representa mais ou menos entre 20% e 30% do consumo do complexo, por isso é muito importante. A prioridade do Estado é a garantia do abastecimento humano da população cearense. Vamos ter sempre desafios e problemas a serem enfrentados. Mas estamos sempre monitorando, com toda a equipe e apoio do Governo do Estado para encontrar alternativas", disse o governador.
 
A obra de Aproveitamento do Aquífero do Pecém foi possível graças a estudos que já haviam sido desenvolvidos pela Cogerh, avaliando o potencial hídrico da região. Os estudos apontavam para considerável reserva de água no subsolo, com possibilidade de recargas diretas e anuais. Essa recarga é possível devido principalmente a dois fatores: o tipo de solo (arenoso e preservado) da Região e às médias de chuvas no litoral, que mesmo em anos ruins, costumam atingir ou até superar as do Estado. A obra foi tão bem sucedida que a Cogerh/Sohidra já realizam testes na Região da Taíba/Siupé, para ampliar os recursos hídricos.
 
Imagem Junior Pentecoste

A água produzida nos 38 poços é reunida em duas EB - Estações de Bombeamento (108 x 108 metros e com capacidade de 50 mil M³ cada um). Dessas EBs, são aduzidas aos Reservatórios, Apoiado do Pecém (RAP), de onde seguem para alimentar os consumidores finais.
 
"Desde que assumimos o Governo em 2015, criamos um grupo permanente para monitorar e avaliar a situação hídrica do Ceará. Já vínhamos a praticamente três anos de seca e fizemos um plano emergencial de médio a longo prazo, com a grande preocupação de conviver com a seca. Sei que é um fenômeno natural, não vai acabar, que vamos sempre ter que sempre aprender a lidar com ela. Com criatividade, tecnologia, pesquisa e inovação, nós vamos em busca de encontrar as melhores soluções", detalhou Camilo Santana.
 
Nosso site foi credenciado e se fez presente nesta solenidade, durante a coletiva de imprensa, perguntamos ao governador.
SITE JUNIOR PENTECOSTE: - Governador bom dia, a Região do Vale do Curu, está com muitas dificuldades, em Pentecoste, temos o Açude Pereira de Miranda, que em sua capacidade total tem mais de 380 milhões de m³ e hoje temos apenas 0,11% e as Bacias do Curu, estão atualmente com apenas 1,42%. Dentro deste quadro, quais as medidas do Governo do Estado para esta Região?
Imagem Junior PentecosteGOVERNADOR CAMILO SANTANA: - Boa pergunta. A prioridade do Governo é para abastecimento humano, estamos inicialmente com ações dentro dos Planos de Segurança Hídrica que é a instalação de poços em toda a Região e também em todo o Estado, a Cogerh tem feito todo esse controle, a Sohidra, vamos ter sempre desafios e problemas a serem superados diante dos resultados da quadra invernosa que vamos ter no Ceará esse ano, se chover relativamente bem, e que estamos precisando que chova mais, as ações serão menos dramáticas em vistas das necessidades do Estado e também da Região do Vale do Curu. Estamos monitorando, nossos técnicos estão em campo e a equipe tem todo o meu apoio e apoio do Governo do Estado, tem apoio dos recursos financeiros, recursos próprios do Estado, e também recursos em parceria com a União, voltados para as necessidades e para as medidas necessárias e emergenciais. Posso assegurar que todas as Regiões do Ceará estão sendo monitoradas para as ações serem definidas.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem