EXCLUSIVO: em 20 dias de agosto, 211 pessoas foram assassinadas no Ceará, a maioria na Capital

Nada menos, que 211 pessoas foram assassinadas no estado do Ceará no período de apenas 20 dias do mês de agosto. O levantamento foi feito pelo Blog do Fernando Ribeiro  na manhã desta sexta-feira  (21),  a partir de registros divulgados pelo site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).  Uma média de 10,5 homicídios/dia.

Somente na Capital cearense foram 93 pessoas assassinadas neste período. No Interior do estado, ocorreram 78 crimes de morte, sendo 31 nos  Municípios do lado Norte e mais 47 do lado Sul. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 40 pessoas foram  mortas.

O dia 11, uma terça-feira,  foi o mais violento do mês até agora, quando em 24 horas ocorreram 20 assassinatos, sendo 10 na Capital, seis no Interior e quatro na zona metropolitana.  Este alto índice teve como um dos seus fatores a chacina ocorrida na zona Leste de Fortaleza, onde cinco pessoas acabaram mortas a tiros por uma quadrilha, em decorrência de uma “guerra” entre traficantes pelo domínio da área no bairro Serviluz.

Dos 211 assassinatos  que foram catalogados pela SSPDS nos 20 dias de agosto, nos registros da Capital e Região Metropolitana (atendidos pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança/Ciops) e do Interior (confirmados pelos Comandos de Policiamento do Interior/CPIs Norte e Sul), a maioria absoluta foi praticada com o uso de armas de fogo.

Entre as 211 pessoas assassinadas neste período, figuraram 27 adolescentes e, ainda, uma criança de apenas  7 anos de idade (caso de lesão corporal seguida de morte ocorrido no Município de Missão Velha).

Mortes em ações policiais 

Também figuram nesta lista de 211 vítimas, seis delinquentes (assaltantes) que morrem em confronto com a Polícia Militar, sendo três na zona rural do Município de Quiterianópolis, logo após terem praticado um assalto a banco; e outros três no Município de Milagres, pistoleiros fugitivos da Justiça que trocaram tiros com policiais militares num cerco na BR-116.

Onze  dos assassinatos aconteceram no “Território da Paz”, no Grande Bom Jardim, sendo  quatro na Granja Portugal, dois no Siqueira, dois na Granja Lisboa, dois no Bom Jardim e um no Canindezinho.
Onze  mulheres foram assassinadas neste período, sendo 9  na Grande Fortaleza (Capital e RMF) e duas no Interior (Municípios de  Santana do Cariri e Aratuba).

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem