Unesco considera crime de guerra destruição de cidade antiga do Iraque

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Irina Bokova, condenou hoje (13) a destruição, pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), do sítio arqueológico de Nimrud, antiga cidade do império assírio, fundada há 3 mil anos.

A declaração de Irina Bokova foi feita após o Estado Islâmico divulgar, no sábado (11), um vídeo mostrando militantes explodindo espaços arqueológicos e obras de arte em Nimrud.

"Condeno este ato louco, destrutivo e que acentua o horror da situação." Por meio de comunicado, ela confirmou que os terroristas não estão apenas destruindo representações de figuras. "Com seus martelos e explosivos, também estão destruindo o próprio lugar, claramente determinados a acabar com todos os vestígios da história do povo do Iraque", disse Irina. "A destruição deliberada do patrimônio é um crime de guerra", afirmou.

A diretora-geral da Unesco informou que a organização fará todo o esforço possível para lutar contra a prática da destruição. Também prometeu documentar as ações, de modo a garantir que os responsáveis sejam identificados e levados à justiça.

Ela ressaltou que nada justifica a destruição do patrimônio. Irina convocou líderes políticos e religiosos do mundo, além da sociedade civil, para que, usando todos os canais possíveis, protestem contra esses crimes, como forma de contrapor a propaganda e o ódio escondidos nesses atos.

Irina Bokova esclareceu que a Unesco denuncia os ataques a Nimrud desde 6 de março. O vídeo divulgado sábado mostra a destruição total da parte noroeste do Palácio de Assurnasirpal II e de esculturas em pedras da Era Noassíria.

O palácio fica a 32 quilômetros de Mosul - cidade no Norte do Iraque, a cerca de 400 km de Bagdá, controlada pelo Estado Islâmico – e foi construído em 879 antes de Cristo, servindo de capital do Império Assírio. JB

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem