Camilo é empossado governador do Ceará


Camilo Santana (PT) e Isolda Cela (PROS) acabam de tomar posse do governador do Ceará. Enquanto o petista jurou, de forma séria, manter, defender e cumprir a Constituição Estadual, observar as leis e promover o bem geral do Estado, Izolda estava emocionada ao assumir o compromisso. Após a leitura do juramento, o secretário Sérgio Aguiar (PROS) leu o termo de posse do governador e da vice-governadora, que foi assinado por ambos e pelos membros da Mesa Diretora da Casa.

O Governador Camilo Santana (PT), em rápido discurso: “Tenho convicção de que não se governa sozinho. Diante disso, venho pedir a parceria desse Poder Legislativo. Caminharemos juntos nos próximos quatro anos”, frisou.


Camilo Santana disse que esse será o maior desafio da vida dele e pontuou que grande parte do que levará de aprendizado é fruto do período na Assembleia Legislativa

“Venho a esta Casa para assumir uma frande responsabilidade e me despedir do Parlamento. Parto para o maior desafio da minha vida. Muito que levo é fruto do que aprendi nessa Casa”, completou.

O desembargador Gerardo Brígido, presidente do Tribunal de Justiça, compõe a Mesa ao lado do presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (PROS), Sérgio Aguiar, Camilo e Izolda. Em rápido discurso, Zezinho destacou a escolha do povo cearense e afirmou que a Casa está pronta para receber as matérias do Governo.

No plenário, lideranças políticas, autoridades e familiares acompanham a sessão. A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional, entoado por Marcos Lessa e Aparecida Silvino.

Cid Gomes, por volta do meio dia, já como ex-governador do Ceará, viaja com o governador Camilo Santana, o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho. Cid ainda hoje assume o Ministério da Educação.

Cid Gomes, de fato, só amanhã começa a trabalhar no Ministério da Educação, após a transmissão do cargo. Além dos nomes já citados, vários outros cearenses vão prestigiar Cid no momento da transmissão do cargo. DN

Secretariado de governo

O governador Camilo Santana, anunciou na última segunda-feira (29/12) os secretários que vão compor o primeiro escalão de sua equipe de governo. Dentre os escolhidos, Inácio Arruda indicado para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Hélio Leitão será o titular da Secretaria da Justiça e Cidadania, cargos estratégicos na nova gestão.


Inácio, prestes a encerrar o mandato como senador, tem grande parte dos seus mandatos voltados ao incentivo de pesquisas e avanços tecnológicos. Sua escolha está alinhada à indicação federal. Aldo Rebelo, também do PCdoB, foi nomeado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff para ser o titular do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O advogado e ex-presidente da OAB no Ceará, Hélio Leitão assumirá a Secretaria da Justiça e Cidadania. Atualmente, ele responde ainda pela Assessoria de Assuntos Internacionais do atual governo de Cid Gomes.

A Controladoria de Disciplina da PM e o Comando Geral da PM ainda aguardam indicações. 

Camilo Santana enviará à Assembleia Legislativa proposta de reforma administrativa. Ele propõe a criação das Secretarias de Relações Institucionais, Políticas sobre Drogas, Desenvolvimento Econômico; Pesca, Aquicultura e Agricultura, e a extinção da Secretaria de Grandes Eventos. 

No dia 5 de janeiro acontecerá a primeira reunião com o novo secretariado. 

Novos Secretários

Alexandre Landim (Casa Civil) 
André Facó (Infraestrutura)
Arialdo Pinho (Turismo)
Artur Bruno (Meio Ambiente)
Carlile Lavor (Saúde) 
Danilo Serpa (Relações Institucionais)
David Durant (Esporte)
Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
Delci Teixeira (Segurança Pública)
Élcio Batista (Chefe de Gabinete)
Francisco Teixeira (Recursos Hídricos)
Guilherme Sampaio (Cultura) 
Hélio Leitão (Justiça)
Hugo Figueiredo (Planejamento)
Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia) 
Ivo Gomes (Cidades) 
Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social)
Juvêncio Viana (Procuradoria Geral)
Maurício Holanda (Educação)
Mauro Filho (Fazenda)
Mirian Sobreira (Política sobre Drogas) 
Nelson Martins (Controladoria e Ouvidoria) 
Nicolle Barbosa (Desenvolvimento Econômico
Osmar Baquit (Pesca, Aquicultura e Agricultura)
Túlio Studart (Casa Militar)
Zé Linhares (Conselho de Educação) 

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem