1º de maio: Deputados destacam criação de empregos, ganhos salariais e transferência de renda nos governos do PT

Click aqui 
Parlamentares do PT usaram a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (30) para saudar os trabalhadores brasileiros pela passagem do seu dia – 1º de maio – e para ressaltar as conquistas nas áreas sociais e econômicas promovidas nos últimos 11 anos pelos governos do PT e de partidos aliados. Nos últimos 11 anos foram criados no País mais de 20 milhões novos postos formais de emprego. Somente no governo Lula (2003-2010), foram 15,3 milhões. No governo Dilma (2011 até agora), já são 4,8 milhões – quase o mesmo patamar atingido por FHC em oito anos (5 milhões). 

Os deputados destacaram na tribuna esse legado que está sendo construído pelo Partido dos Trabalhadores à frente do Executivo federal. “A classe trabalhadora reconhece o legado deixado por Lula e também as ações da presidenta Dilma, fazendo com que o Brasil crescesse com distribuição de renda, diferentemente do que ocorreu no período da Ditadura Militar, quando foi registrado o maior arrocho salarial da história do País”.

Ao discursarem em plenário, disseram que o trabalhador tem muito a comemorar durante o 1º de maio, que, para os parlamentares petistas, representa uma data “importante e emblemática, que caracteriza e simboliza a luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho”. Também foi pontuado alguns desafios atuais, citando a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 anos e o fim do fator previdenciário. Os deputados direcionaram suas saudações a milhões de trabalhadores na pessoa do ex-presidente Lula, que foi chamado pelos parlamentares de “grande trabalhador”, e à presidenta Dilma. “Eles deram aos trabalhadores espaço de trabalho, condições para trabalhar e salário justo. “A meta inicial do presidente Lula era equiparar o salário mínimo a 100 dólares. Estamos caminhando para chegar a 400 dólares. Hoje, são mais de 300 dólares. Sem contar a situação de praticamente pleno emprego que o País vive. A melhor situação para uma família é ter dois, três membros da família empregados e com salário”.

Também foi registrado os dados positivos relativos aos governos do PT: “São 20 milhões de trabalhadores com carteira assinada neste País e um poder de compra do salário mínimo acima de 73%. Esse é um legado do presidente Lula e da presidenta Dilma”.

Ao falarem do 1º de maio, fizeram um resgate histórico da data e um alerta acerca da atenção necessária à proteção dos direitos conquistados. “Essa data não começou apenas numa luta em que não houvesse mortes, não houvesse vítimas. Mas hoje podemos falar sobre essa data com a garantia de que ela trouxe para os trabalhadores nessa última década grandes oportunidades e avanços, avanços em relação aos quais temos que ser vigilantes, para que não haja retrocesso em nível de lei”.

“O presidente Lula inaugurou um novo modelo de se fazer política neste País e fortaleceu o laço entre a política econômica e a política social, apoiado no tripé: valorização do salário mínimo, política de incentivo ao emprego formal e transferência de renda — política que vem sendo consolidada pela presidenta Dilma. Nós, do Partido dos Trabalhadores, estamos orgulhosos de saber que o Brasil hoje tem o menor índice de desemprego da sua história e um dos menores desempregos do mundo”. As principais conquistas da classe trabalhadora nos últimos 11 anos, citando os empregos criados, as políticas de transferência de renda  e a aprovação da PEC do Trabalho Escravo.

A importante política de aumento real do salário mínimo como uma das grandes conquistas recentes do trabalhador brasileiro. “O acordo construído, ainda no governo Lula, com as centrais sindicais e que contou com o forte apoio desta Casa, permitiu que, anualmente, por um critério objetivo baseado no crescimento do País, os reajustes do salário sejam sempre superiores à inflação, portanto, com ganhos reais aos trabalhadores. Esse critério vem sendo estendido aos milhões de assalariados aposentados pelo INSS, do Regime Geral da Previdência Pública, que também percebiam o salário mínimo e que passaram a ter este ganho real”.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem