Programas de trainee aceleram a carreira de quem está começando

Capacitar quem está começando para assumir cargos importantes na empresa. Essa é a proposta dos programas de trainees. As vantagens são muitas e a exigência do mercado é grande.

Rogério Masih, coordenador da Agência de Estágios da UFC:
uma das vantagens dos trainees é a efetivação na empresa
A palavra em inglês faz referência ao objetivo do candidato: treinamento. A condição de trainee traz aos recém-formados ou aos que estão concluindo a faculdade a oportunidade de pleitear a vaga de executivo em uma grande empresa ou multinacional. O programa, que capacita líderes e gestores, é a oportunidade de alavancar a carreira profissional e até ganhar mais que outros profissionais com a mesma graduação.

Para o professor especialista em gestão de carreiras da faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), Joel Dutra, os programas chegaram ao Brasil no fim dos anos 1980 e se popularizaram na década de 1990. “A proposta é trazer pessoas formadas em centros de excelência para que ela passe por experiências dentro da organização. A grande vantagem do programa é acelerar a carreira do recém-formado e dos quadros gerenciais”.

O coordenador da agência de estágios da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rogério Masih, explica a diferença entre estagiários e trainees. “O estágio é uma parte do processo profissional e não há vínculo empregatício. A contratação pode ou não acontecer. Já o trainee, caso esteja na condição de graduado, ele logo é efetivado com o fim do programa. Se ainda tiver vínculo com a faculdade, à empresa pode optar por contratá-lo ou não. Em algumas seleções, ele já é efetivado logo na escolha do candidato”, explica.

Ainda segundo Masih, participar desses programas é um ganho de conhecimento e oportunidade para o mercado. “A remuneração é diferenciada em relação a outro recém-formado. Você pode ganhar até duas vezes mais, já que o programa capacita futuros profissionais para cargos executivos”, esclarece.

Requisitos

Segundo Masih, o mercado é exigente. “Hoje em dia, a fluência em mais de uma língua estrangeira, o intercâmbio cultural e informática instrumental (mais específica), estão entre os pré-requisitos para participar de uma seleção”, orienta. Trabalhos voluntários, de acordo com o coordenador, são um novo diferencial. “Infelizmente não temos a cultura do voluntariado. Mas as grandes empresas já são sensíveis a essas vivências, que são um aprendizado, sem esperar nada em troca”, destaca.

Serviços

Senai
(85) 3421.5500

Agência de Estágios UFC
(85) 3366 7300

4,4 mil reais é o salário médio de um trainee no Nordeste

5,5 mil reais é o salário médio de um trainee em São Paulo

Dicas

1. Fique atento ao tempo de inscrição nos programas
2. Busque fluência em mais de uma língua estrangeira
3. É fundamental ter conhecimento de informática instrumental, voltada para sua área de atuação
4. A vivência no exterior conta pontos a seu favor
5. Trabalho voluntariado dão experiência e causam boa impressão

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem