AL discute combate às drogas

Em manchete do Diário do Nordeste (12/02) com o título: "INSS triplica licenças por uso de drogas", foi tema de debate na Assembleia Legislativa. A deputada Bethrose (PRP) lamentou o aumento do consumo de entorpecentes no Ceará, mas ressaltou que prefeituras e os Governos Estadual e Federal estão preocupados com a situação e têm apresentado propostas para resolver o problema.

Deputada Bethrose citou matéria do Diário do Nordeste
sobre licenças concedidas a dependentes químicos
e lembrou projetos sobre o tema / Foto - Erika Fonseca

A deputada lembrou que a campanha Ceará sem Drogas, encabeçada pela Assembleia Legislativa vai percorrer todas as regiões do Estado, promovendo seminários e ações. "A ideia do programa é integrar as ações individuais de cada cidade, catalogar as boas práticas e passar a aplicá-las em outros locais, desenvolvendo um grande ciclo virtuoso", salientou.

Ainda de acordo com Bethrose, em todos os municípios do Ceará, há um clamor por mais políticas sociais para combate às drogas no Ceará. "Queremos mostrar os males e os infernos, atuando na prevenção do uso de entorpecentes. Temos buscado pensar no tema e, desde 2011, temos ouvido sugestões, reclamações, cobranças e relatos da sociedade a respeito do uso deste mal", afirmou.

A parlamentar aproveitou a ocasião para destacar um projeto de sua autoria que institui o programa de combate às drogas, o Encetar, que prevê transferência mensal para dependentes que procurem atendimento. A proposta, segundo o portal da Assembleia Legislativa, já recebeu parecer favorável pela Procuradoria da Casa.

Outra matéria dela institui o SOS Drogas que visa atender as pessoas que buscam ser tratadas. A proposta aguarda parecer da Procuradoria. Outra sugestão da Assembleia é a criação de campanhas de conscientização para serem veiculadas nos cinemas do Estado. "Essas ações buscam atender o clamor social e minimizar o problema das drogas e seus efeitos", afirmou.

Bethrose discorreu sobre os serviços prestados pela Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas, gerida pela ex-procuradora de Justiça Socorro França, que desenvolve atividades no combate ao uso de drogas, na recuperação de dependentes químicos e na conscientização da sociedade.

Preocupação
O deputado Júlio Cesar Filho comemorou a notícia de que o INSS tenha dado licenças às pessoas que necessitam ser tratadas, afirmando que isso demonstra uma preocupação do Governo. No entanto, lamentou o aumento crescente do consumo de drogas no Ceará. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Juventude da Casa, ressaltou que a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas e a Campanha Ceará sem Drogas são mecanismos que podem minorar a situação do consumo de entorpecentes no Estado.

"É por isso que o prefeito Roberto Cláudio inaugurou cinco escolas em tempo integral e mais de cem escolas que prendem o jovem para se capacitar, feitas pelo Governo do Estado", disse Júlio César, que é vice-líder do Governo. Ely Aguiar (PSDC) alega que "tudo piorou no País", citando o aumento do número de presidiários, drogas e violência, que seriam ocasionados por "falta de Governo". DN (13.02)

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem