José Airton vai ao FNDE pedir agilidade na análise dos projetos inscritos no Plano de Ações Articuladas

O deputado José Airton (PT-CE) esteve com a assessora da Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Caroline Peres, e com a analista técnica de engenharia Adriana Montemesso, para verificar o andamento da liberação de recursos aos municípios de Aracati, Beberibe, Groaíras, Icapuí, Ipaumirim, Iracema e Quixelô, inscritos no Plano de Ações Articuladas (PAR) para execução de obras de construção, reforma e ampliação de quadras, creches e escolas.

Na ocasião, o deputado pediu agilidade nos processos e disse que a falta de celeridade não tem atendido as demandas e necessidades dos municípios. Segundo Adriana Montemesso, quase sete mil ações estão em análise no FNDE, seguindo o cronograma de prioridade estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) que é para os projetos das escolas no campo. O prazo para conclusão da análise vai até 23 de dezembro.

“Os projetos de construção,  ampliação e reforma de escolas urbanas e de 12 salas ou mais, não serão analisados este ano, só em 2014, e muitos dos projetos verificados, que apresentaram pendências, foram reencaminhados ao município para que sejam feitas as correções. Só depois pode passar por uma nova avaliação e isso atrasa o processo”, explicou a analista técnica.

De acordo com o levantamento apresentado, a solicitação de cobertura de quadras em Ipaumirim, Icapuí e Iracema, por exemplo, já está com aprovação condicionada. O empenho já foi feito e o FNDE só aguarda o envio das documentações pendentes para liberação do recurso. “Todas as coberturas de quadra serão feitas”, destacou.

A assessora da Presidência Caroline Peres, disse que o fluxo de demanda é grande, mas vai pedir agilidade para que todo o processo seja concluído o mais rápido possível. “Qualquer dúvida que os municípios tenham é importante que eles entrem em contato conosco para que possamos dar o esclarecimento necessário no atendimento das diligências”, afirmou Caroline.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem