Bethrose alerta para aumento do câncer infantil

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi destacado pela deputada Bethrose (PRP) durante expediente da sessão plenária (27/11). “O número de casos tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. A grande ascensão da doença a torna um dos mais importantes problemas de saúde mundial e, portanto, deve ser motivo de preocupação para todos os governos”, apontou.

De acordo com a deputada, o câncer chega a ser a primeira causa de morte por doença na faixa etária de cinco a 19 anos, perdendo apenas para fatores externos, como acidentes e violência, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer.

Em relação ao Ceará, a parlamentar divulgou dados da Secretaria de Saúde do Estado, publicados na edição de sábado do Jornal o Povo (23/11), apontando que, entre 2001 e 2005, crianças do sexo masculino foram as mais atingidas pelo câncer. Ainda de acordo com os dados do jornal, de 2006 a 2012, 479 crianças e adolescentes morreram em decorrência do câncer.

“A reportagem revela ainda que atualmente há 1.300 pessoas nessa faixa etária que enfrentam algum tipo de câncer no Estado. No País, o número salta para 11.530”, acrescentou. Bethrose destacou que os sintomas do câncer em crianças e jovens se assemelham aos das doenças comuns da infância. “Por isso é importante a procura pelo serviço médico logo no início”, disse.

Segundo considerou a deputada, o Ceará conta com uma boa estrutura de atendimento, como o Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade especializada no tratamento infantil, que possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes pediátricos.

“Inaugurado no fim de 2010, o CPC é uma parceria entre o Hospital Albert Sabin e a Associação Peter Pan, entidade sem fins lucrativos, que desenvolve um grande trabalho em apoio às crianças com câncer. Como resultado dessa parceria, não existe mais lista de espera para atendimento a crianças e adolescentes no Estado”, frisou.

Conforme informou Bethrose, entre 2007 e 2012, ocorreu uma redução de 78 para 63 no número de mortes. “Revela um avanço, embora tenhamos a convicção de que precisamos avançar ainda mais”, enfatizou. Na avaliação da deputada, o desafio do Poder Público é garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento eficiente e acompanhamento de longo prazo.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (Pros) mencionou a Lei 12.732/12, denominada “Lei dos 60 dias”, que assegura aos pacientes com câncer o início do tratamento em no máximo 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário, no Sistema Único de Saúde (SUS). A parlamentar ainda sugeriu que o Estado implante um hospital público destinado ao tratamento do câncer.

A deputada Fernanda Pessoa (PR) informou sobre a elaboração de um projeto de lei, de sua autoria, que institui 27 de novembro como Dia Estadual de Combate ao Câncer. Por sua vez, o deputado Dr.Pierre (PCdoB) sugeriu a instalação de casas de apoio exclusivas para crianças.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem