Cid se aproxima ainda mais do Pros e deve anunciar filiação amanhã



De acordo com integrante do Pros, que se reuniu com Cid no último sábado, está "acertado" a ida do governador e seu grupo para a nova sigla. Deputados que deixaram o PSB também já dão a adesão como certa

Após ter definido cinco siglas para as quais poderia seguir ao deixar o PSB, o governador Cid Gomes (sem partido) deve anunciar amanhã sua filiação ao recém criado Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Na tarde do último sábado, Cid e seu núcleo político receberam, na residência oficial do governador, integrantes da executiva nacional do Pros para definir os detalhes do acordo. Parlamentares próximos a Cid já dão a adesão como certa.


Articulador nacional do Pros, o deputado federal Givaldo Carimbão (AL), que participou da reunião, diz que ficou “99% acertado” que Cid e todo o seu grupo vão mesmo ingressar no partido. De acordo com o parlamentar, o governador informou que iria realizar reuniões internas com deputados, prefeitos e vereadores antes de formalizar a decisão. A ideia, segundo Carimbão, é que haja uma “reunião final” amanhã é que, no dia seguinte, Cid e os demais assinem a ficha de filiação durante evento na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Estou muito esperançoso”, resumiu.

O secretário estadual da Saúde Ciro Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque e o prefeito Roberto Cláudio (todos sem partido) também participaram do encontro de sábado, além do presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior.

“Decidimos ir para o Pros e vamos todos juntos”, afirma o deputado federal Edson Silva (sem partido). Ele diz que havia “simpatia” pelo PDT, mas que várias complicações, principalmente no Interior do Estado, dificultariam a acomodação dos egressos do PSB. Ao anunciar sua saída do PSB, na última quinta-feira, Cid disse que seu irmão, o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, tinha predileção pelo PDT.

“É o Pros, não tem outro caminho”, reforça o deputado estadual Wellington Landim, que também deixou o PSB e é próximo ao governador. “Vejo como uma tendência natural”, acrescenta, dizendo que a sigla reúne os quesitos que interessam ao governador, juntando-se a isso o pouco tempo que há para a tomada de decisão.

A assessoria do Governo do Estado informou que “reuniões estão acontecendo todos os dias”, mas que, oficialmente, só haverá posicionamento sobre filiação a partir de amanhã.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Embora o grupo de Cid tenha cogitado a ida para outro partido, sobretudo o PDT, o entendimento é que o Pros reúne as melhores condições. O principal motivo é que a filiação à outra sigla poderia gerar questionamentos judiciais dos mandatos, o que não ocorre em caso de filiação ao Pros, partido recém-criado.

Serviço
Ato nacional de filiação ao Pros
Quando: quarta-feira, a partir das 15 horas
Onde: Câmara dos Deputados, em Brasília
Informações: www.pros.org.br

Conheça o Pros
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) tem sua origem em Planaltina-GO, a 60 quilômetros de Brasília. O processo de criação do partido durou quatro anos.

Foi fundado por Eurípedes Júnior, ex-vereador do município e agora presidente nacional da sigla. Mesmo com apenas 38 anos, ele já tinha passado por PSL, PRP e PRTB. Em recente entrevista, Eurípedes disse que vendeu o que tinha para criar o Pros.

Segundo ele, a principal (e praticamente única) bandeira da sigla é a redução de impostos. Um informativo do partido diz que a legenda “nasceu da vontade de mudar a forma como a política hoje é desenvolvida no Brasil”.


“Temos um estatuto preliminar, agora vamos começar a construir o programa”, diz o deputado Givaldo Carimbão. Segundo ele, após as movimentações deste mês, o partido deverá ter de 25 a 30 deputados federais e cerca de 80 estaduais em todo o País, além de Cid como governador.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem