Pronunciamento proferido em, 20 de agosto de 2013, na Câmara dos Deputados em Brasília, sobre os 140 anos de emancipação política de Pentecoste/CE‏


O Deputado Federal José Airton Cirilo (PT), fez ontem na Câmara dos Deputados em Brasília, pronunciamento aos 140 anos de Glórias e Lutas, de emancipação política do Município de Pentecoste, a "Terra do Peixe". Confira na íntegra:

Discursos e Notas Taquigráficas

image001CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Sem supervisão
Sessão: 235.3.54.O Hora: 17:44 Fase: GE
Orador: JOSÉ AIRTON Data: 20/08/2013
O SR. JOSÉ AIRTON (PT-CE. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Discurso proferido pelo Deputado José Airton Cirilo, em 20 de agosto de 2013.
"Senhor presidente, venho aqui prestar homenagem ao município de Pentecoste pelo seu aniversario de 140 anos de emancipação política nesse dia 23 de agosto. Município o qual passei a ter como minha cidade natal por ter fortes laços familiares, sendo Pentecoste cidade berço da minha esposa Ilanna Cirilo, minha sogra, a atual prefeita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Dr. Ivoneide Moura, e meu saudoso sogro Antônio Carneiro que foi cinco vezes prefeito do município.
Também cito o companheiro João Bosco Tabosa que foi vereador, vice-prefeito e duas vezes prefeito, a Dona Margarida 1ª Prefeita Mulher (nomeada) e agora tendo outra grande guerreira como a 1ª prefeita eleita Dr. Ivoneide Moura.
E falando em Pentecoste não poderia deixar de citar seu principal ponto turístico e fonte de desenvolvimento e renda, o açude Pereira de Miranda que foi inaugurado em 1957 pelo então Presidente Juscelino Kubitschek. O local virou atrativo turístico onde os visitantes podem desfrutar de uma bela vista privilegiada e um passeio de barco, tendo como paisagem a natureza que beneficia a Região. Além de ser um meio de transporte para os moradores das localidades vizinhas.
Outro dado importante do município é a piscicultura que é destaque cearense e nacional com a famosa tilápia, um peixe que tanto é produzido nos açudes quanto é consumida em todo o Estado em quantidades superiores a quase todos os Estados da federação. Aquicultura foi peça importante e continua, mesmo com as dificuldades, tentando consolidar não só as tilápias como várias outras espécies cultivadas em águas continentais, como por exemplo, o pirarucu, peixe de carne extremamente saborosa e de alto potencial para a piscicultura brasileira.
Pentecoste é uma Cidade da região Norte Cearense, microrregião do Médio Curu. Fundada em 23 de agosto de 1873, hoje com população estimada em 34.841 habitantes. Chamou-se primitivamente Conceição da Barra ou Barra da Conceição. Suas origens remontam ao Século XIX, quando Bernardino Gomes Bezerra, fazendeiro em Canindé e residente na região praieira do Acaraú, construiu nas proximidades da fazenda Barrinha, pertencente a Francisco Ferreira Azevedo, uma casa onde fixaria morada (1860). Surgiram em consequência outros moradores, edificando novas residências e contribuindo para a formação do arraial. A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei nº 1.542. Em suas manifestações de apoio eclesial tem-se como precedente a edificação da primitiva capela, contando com a colaboração decisiva do Mestre Bernardino. A pedra fundamental, do nicho que seria concluída em 1864. A missa inaugural teve como oficiante o padre Manuel Lima, evento que se registra no Domingo de Pentecoste, o que levaria o reduto à denominação que se consagraria.
A Freguesia, consta como tendo sido criada, conforme Lei Provincial nº 1.283, de 29 de setembro de 1869 e instituída canonicamente a 8 de janeiro do ano seguinte. Tem-se como primeiro vigário o padre Firmino Brandt Rocha, nomeado a 10 de janeiro de 1870 e empossado a 2 de fevereiro seguinte.
Suas origens remontam ao Século XIX, um município cearense de fé que tem em sua bandeira uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição padroeira de Pentecoste, o azul da bandeira representa o manto de Nossa Senhora e o branco a pureza de sua alma. O escudo central tem a cor azul que oficialmente é a cor do município, é o guardião do nosso mapa e indica a localização exata da sede. Os ramos de algodão simbolizam a cultura predominante e a estrela representa a religiosidade do nosso povo. 
Assim finalizo aqui parabenizo a todos os Pentecostense por essa data e desejo boas comemorações festivas. Parabéns Pentecoste!
Meu muito obrigado!"

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem