Seca ameaça abastecimento de água no Ceará


Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), os reservatórios de todo o estado tem apenas 45% da capacidade, em alguns pontos a situação é crítica, a bacia hidrográfica de Crateús tem o menor percentual, apenas 15%. Já a de Bacia da Região de Curú tem apenas 19% de água nos seus reservatórios. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) a falta de chuvas deve continuar durante o ano de 2013 e quase 2 milhões de pessoas estão sendo prejudicadas pela estiagem prolongada em 174 municípios.


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já precisou racionar água nas áreas urbanas dos municípios de Pacoti e Quiterianópolis. Desde os anos 90 não havia racionamento de água no Ceará, segundo a companhia que recomenda aos usuários que evitem o desperdício. “Você que é dono de casa e dona de casa, quer lavar sua calçada, lave no dia que choveu, ou no dia que for lavar roupa, porque você vai reutilizar a água, vai ajudar o planeta e vai baratear a sua conta.” Afirma a educadora ambiental da Cagece Vitória Lopes.

Tribuna do Ceará

2 Comentários

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem