Câmara Municipal realiza 6ª sessão ordinária em Pentecoste

Aconteceu na Câmara Municipal de Pentecoste nestes 21 de março de 2013, a 6ª Sessão Ordinária do ano e nesta sessão tivemos como sempre a abertura dos trabalhos feitos pela vereadora presidenta Valdelice Braga do João Flávio, que após o início da sessão, passou a palavra ao vereador secretário Daniel do Zé Gomes para que fizesse a chamada da presença dos vereadores presentes e leitura da ATA da sessão passada.

Vereadores presentes:
Roberto Leite, Burico, Manoel Forte, Célio Campelo, Daniel do Zé Gomes, Valdelice, Gardel, Daniel Castro, Deca, Zezinho Xavier, Vicente do Zuza, Zeca Mota. Ausência do vereador Chico Miguel com atestado médico para tratamento de saúde.

A Vereadora Valdelice no uso de suas atribuições como presidenta do Legislativo, deu prosseguimento aos trabalhos apresentando as seguintes mensagens do Executivo, para a devida votação.

Mensagem 05/2013
Autoriza a abertura de adicional ao vigente Orçamento do Município de Pentecoste, o Crédito Especial no valor de R$ 26.400,00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais), criando dotação para a manutenção da Banda de Música do Município, para os fins que indica e dá outras providências. (APROVADO POR UNANIMIDADE)

Mensagem 06/2013
Alteram dispositivos da Lei Municipal nº 659 de 1º de março de 2010, e dá outras providências. Que tem por finalidade a adequação do Município à Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art.60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitória, para adequar o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. (APROVADO POR UNANIMIDADE)

Mensagem 07/2013
Reajustam os vencimentos básicos dos profissionais do Magistério do Município de Pentecoste, alterando o Anexo IV, da Lei nº 659, de 1º de março de 2010, e dá outras providências. O reajuste de que trata o referido projeto é de 8% (oito por cento), e sua base de cálculo leva em consideração a Portaria Ministerial da Educação nº 1.496, de 28 de dezembro de 2012, que define e divulga os parâmetros anuais de operacionalização do FUNDEB para o exercício de 2013. (APROVADO POR UNANIMIDADE)

O Conselho Tutelar representado na pessoa da Derlane, fez na tribuna da Câmara, algumas explanações sobre as atribuições dos Conselheiros Tutelares, em relação às muitas solicitações de pessoas achando que o Conselho Tutelar tem direito ou não de fazer... Falou ainda que o conselheiro não tem o poder de polícia e que não pode andar fazendo abordagens como quer o povo... Ainda disse que espera dos vereadores, a votação e aprovação do projeto que ampara o Conselho Tutelar na Lei Federal, e até frisou as palavras do Vice Presidente da República: “O Município é soberano para decidir”.

A Vereadora Valdelice Braga, presidenta do legislativo municipal, saudando a todos os presentes no plenário da Câmara, relata os trabalhos sendo executados pelas comissões da Câmara dos vereadores, para o cumprimento e obrigações ao bom desenvolvimento do Município de Pentecoste, votando projetos que já eram para ter sido votado e com certeza em parceria junto com o Executivo, Pentecoste dará um grande salto em seu desenvolvimento. Falou ainda da importância destes trabalhos sendo mostrado ao povo de Pentecoste em sua transparência, saber e pesquisar na legalidade e ter o respectivo respaldo para democraticamente votar os projetos aos interesses do Município.

A Presidenta relata ainda que as prestações de contas da Câmara Municipal de Pentecoste de Janeiro e Fevereiro, já se encontram no Portal da Transparência do TCM a disposição de qualquer cidadão e que a presidência do Legislativo ainda abriu mão de um veículo que tem direito, para que se tenha uma cara nova e um bom funcionamento desta “casa do povo”. 

Assim encerrou a sessão.

Acesse as prestações de contas da Câmara Municipal de Pentecoste no TCM, (aqui).


Vamos nessa: Este Blog tem observado que a presidenta do Legislativo de Pentecoste, a vereadora Valdelice do João Flávio, está desempenhando a função de presidenta, com muita desenvoltura e legalidade nas suas atribuições que a lei lhe permite e dentro deste contexto, está com muita responsabilidade, maturidade e acima de tudo mostrando o compromisso da transparência para com a "casa do povo" e tal como deve ser um verdadeiro representante.

A condução dos trabalhos de legislar, postura ética e acima de tudo, dando o espaço para todos os vereadores se manifestarem de todas as formas e sem abusar de sua autoridade, dando voz na tribuna aos diversos seguimentos da sociedade e com isso cativando admiração e o respeito do cidadão de Pentecoste.

Parabéns ao novo legislativo de Pentecoste.  

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem