Quando o Crato voltou a ser senzala...


No dia 06 de fevereiro de 2013, por volta das 15h, na Rua Bárbara de Alencar, centro comercial do Crato, Francisco do Nascimento foi amarrado a um poste e assim permaneceu durante duas horas. O motivo: em surto, teria quebrado vidraças de lojas.
Francisco do Nascimento, morador do bairro São Miguel possui histórico de outros atentados, como pôr fogo no carro de um vizinho. Ele também possui diversas entradas no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza. Segundo a sobrinha, a família não sabe mais o que fazer com Francisco do Nascimento: no hospital não há vagas e ele se torna cada vez mais violento.
Durante as duas horas em que ficou amarrado, algumas pessoas tentaram libertá-lo, ato que foi violentamente rechassado pelos dois homens que o  prenderam. No mais, a multidão, estonteada, admirava estupidamente o espetáculo do homem que gritava, rugia e pedia por socorro. Diversas autoridades estiveram no local, a exemplo de soldados do Ronda, que observando impávidos, deixaram Francisco na mesma situação com a alegação de que não transportavam doido. 
Mas há um outro histórico que pesa sobre Francisco do Nascimento: nasceu negro e pobre. E pior: necessita de acompanhamento psiquiátrico. Dessa forma, por ser negro, pobre e louco, Francisco Nascimento pôde ser amarrado, exposto a ridicularização pública e violentado em sua dignidade humana , tal qual seus ancestrais.
De minha parte, só não podia acreditar que, após tantos séculos, ainda iria presenciar um negro sendo imolado em praça pública.
Viva o Crato! Viva o Brasil! 
Vamos nessa: Autoridades estiveram presentes no local, segundo a reportagem do blog, também policiais do Ronda e não fizeram nada?! Autoridades compactuaram com este crime praticado contra a dignidade humana? Em pleno século XXI, presenciamos cenas de escravidão? É porque o cara é negro, pobre e louco? Onde se encontra o ESTADO neste momento, os direitos humanos? Quem praticou este crime contra a dignidade humana do Sr. Francisco do Nascimento, foram presos? Vão responder pelo crime praticado? Ou vão ser reconhecidos no Crato como heróis?

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem