Instituto Lula apresenta projeto do Memorial da Democracia no Rio de Janeiro

Lula e o Blogueiro Junior pentecoste
Brasília/2011 - 2º BlogProg

O Instituto Lula fará na tarde desta quinta-feira (29), uma reunião de apresentação do projeto do Memorial da Democracia para cerca de 40 convidados no Rio de Janeiro. Representantes de diferentes áreas receberam convite para ouvir a apresentação inicial do memorial e para participar, na sequência, de um debate.

Trata-se da proposta de construir no centro de São Paulo, um museu aberto a toda a população, com um formato de apresentação multimídia e interativo. O museu mostrará a história da luta pela democracia em nosso país. Será construído e mantido pelo Instituto Lula e localizado na região da Luz, em frente ao Museu da Resistência (Estação Pinacoteca, antigo Dops), ao lado da estação ferroviária e do Museu da Língua Portuguesa.

Em uma área cedida pela municipalidade, serão erguidos dois prédios distintos, interligados por passagens apenas nos andares superiores. No maior deles, a ideia é expor de forma inovadora, atraente, interativa, pedagógica, incluindo mecanismos de entretenimento, a longa caminhada do povo brasileiro em direção à democracia, desde as lutas pela liberdade na fase colonial até chegar aos dias de hoje. No outro bloco será organizado e aberto a visitas, consultas e pesquisas, o chamado Acervo Presidencial Privado do governo Lula (2003-2010), bem como documentos e registros de sua história anterior.

A proposta museológica geral será apresentada por Heloísa Starling e Gringo Cardia. O arquiteto Francisco Fanucci mostrará as linhas e a concepção do desenho arquitetônico. Em seguida, será aberto um debate livre. A cientista social Regina Novaes, ex-secretária nacional de juventude adjunta e presidente do Conselho Nacional De Juventude, e a pesquisadora Dulce Pandolfi, mestre em Ciência Política e doutora em História, serão responsáveis pela coordenação do debate.

O projeto é coordenado por Paulo Vannuchi, diretor do instituto Lula e ex-ministro de Direitos Humanos.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem