Funceme ainda não tem previsão de chuvas para 2013 no Ceará


O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Martins, disse, na reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado, que ainda não é possível fazer previsão de como será o período chuvoso em 2013.

Segundo as análises realizadas pela Fundação, os oceanos Atlântico e Pacífico, responsáveis por nossas chuvas, ainda não estão definidos. O Pacífico encontrava-se neutro até outubro deste ano - quando, em condições ideais, deveria estar resfriando. O Atlântico, aquecido ao norte, precisará começar a esquentar suas águas mais ao sul.

Como o Pacífico, por ter massa hídrica maior, não deverá alterar sua temperatura, fica com o Atlântico a missão de garantir chuvas próximo ano.

Na reportagem, o meteorologista Paulo José dos Santos afirmou que somente outros fenômenos de baixa previsibilidade, como frentes frias e vórtices ciclônicos de ar superior, poderiam até o final do ano trazer algum alívio à estiagem prolongada. O prognóstico oficial do órgão deverá ser divulgado somente em janeiro.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem