MOBILIDADE URBANA - Vias preferenciais ganharão novos sensores de multas

Como as faixas para coletivos continuam sendo desrespeitadas, a fiscalização nas vias será intensificada

O Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) foi implantado em vias do Centro há exatamente um mês. Mas, mesmo após esse período, é possível notar o desrespeito constante às faixas prioritárias para coletivos, táxis e transportes escolares. Como não são multados, porque o projeto ainda encontra-se em fase educativa, motoristas e motociclistas fazem "vista grossa" à sinalização, prejudicando a fluidez do tráfego.


Hoje, faz um mês que o Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) começou a funcionar em avenidas do Centro de Fortaleza FOTO: EDILENE VASCONCELOSPor conta desse problema, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que intensificará a fiscalização. Segundo o presidente do órgão, Ademar Gondim, equipamentos eletrônicos (em processo de licitação) serão instalados nas vias com faixas prioritárias para evitar que o condutor trafegue continuamente pelas áreas demarcadas pelas linhas azuis. Os sensores devem ser implantados até o fim deste ano.

Ademar Gondim lembra que

não é proibido circular pelas faixas prioritárias, desde que o condutor acesse à área delimitada para dobrar à direita ou entrar em algum estabelecimento. Por isso, os equipamentos ficarão espaçados (com distância a ser estabelecida) para não prejudicar os motoristas que trafegarem pouco tempo nas áreas destinadas aos coletivos.

Informações
Segundo o gestor, no momento em que o condutor passar pelo primeiro sensor, automaticamente, o equipamento realiza a leitura da placa, enviando as informações para uma central. Caso percorra determinada distância dentro da faixa prioritária e cruze uma nova fiscalização eletrônica, as informações dos sensores serão cruzadas e o condutor multado. "O projeto já está em andamento, mas queremos lembrar que a nossa prioridade não é multar, mas educar os motoristas", afirma Gondim.

Faixas prioritárias são desrespeitadas



Apesar dos problemas identificados em vias como Tristão Gonçalves, Duque de Caxias, Padre Ibiapina e Padre Mororó, por exemplo, o presidente da Etufor avalia positivamente o primeiro mês de funcionamento das faixas prioritárias no Centro da cidade, dizendo que a velocidade operacional dos ônibus duplicou, e o tempo de viagem diminuiu, praticamente, a metade.

A linha Cidade 2000/Centro, por exemplo, levava em torno de sete minutos para cruzar a Imperador. Agora, demora três minutos. Já a Bezerra de Menezes/Bairro Ellery passou de 12 a oito minutos para cruzar a via, conforme a Etufor. "Se, por um lado, tem muita gente desrespeitando, por outro, têm pessoas obedecendo", fala, destacando que a iniciativa em Fortaleza obedece à Lei de Mobilidade Urbana.

Na Av. Imperador, onde as duas faixas da direita são preferenciais, os comerciantes de material de construção, principalmente, reclamam de queda nas vendas após a implantação do BRS. Segundo eles, os clientes não frequentam mais os estabelecimentos porque estão sendo multados pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). A proprietária de uma das lojas, Otacilândia Melgaço, 59, declara que ela mesma já foi notificada três vezes.

"Uma das multas já chegou. Em todas as ocasiões, eu tinha estacionado meu carro na calçada para abrir a porta da loja. Não tem tolerância. E as vendas reduziram mais de 30%, o que é contraditório, pois é nesse período do ano que a gente comercializa mais. Não era assim", afirma.

Ademar Gondim, que também é presidente da AMC, informa que, os condutores estão sendo multados com mais frequência, agora, porque a fiscalização no local está maior devido às faixas prioritárias. DN

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