APOIO A ELMANO - Presidente do PT anuncia vinda de Lula


O dirigente nacional Rui Falcão disse que Lula deve vir na próxima terça e rebateu críticas de Cid contra o PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem a Fortaleza apoiar o candidato a prefeito Elmano de Freitas (PT), na próxima terça-feira (23), em um evento ainda a ser decidido pela coordenação da campanha petista na Capital cearense. A informação foi passada pelo presidente nacional da legenda, Rui Falcão, que repudiou algumas críticas feitas pelo governador Cid Gomes ao PT.

Rui Falcão disse que a campanha do PT em Fortaleza é positiva, e o resultado não surpreende porque já esperava solidez no discurso de Elmano FOTO: NATASHA MOTA

O presidente do partido vem acompanhando a campanha em Fortaleza de perto, desde a pré-campanha, quando alguns nomes dentro da legenda disputavam a indicação da sigla, estando presente ao encontro municipal que escolheu Elmano de Freitas como candidato do PT para disputar as eleições municipais. Segundo ele, na agenda de Lula para a próxima semana, além da visita a Fortaleza, ainda estão viagens para João Pessoa (PB) e Salvador (BA). "Ele (Lula) me informou que estará aqui terça-feira. Que vem para, olho no olho, apoiar o candidato Elmano aqui", informou.

Porém, o evento do qual Lula participará ainda não foi decidido, e isso deve ser planejado em conjunto com a coordenação da campanha do PT em Fortaleza e a assessoria do ex-presidente. "O que ficar decidido das atividades do PT de Fortaleza, o presidente vai acatar", disse Rui Falcão. Questionado sobre o estado de saúde do ex-presidente para participar de um evento pró-Elmano de Freitas, Rui Falcão informou que Lula está "totalmente recuperado, como os médicos já disseram", estando apenas com um pequeno edema que o impede de falar por mais de uma hora, como era comum de fazer.

Desempenho
Segundo Rui Falcão, a avaliação da campanha do PT em Fortaleza é bastante positiva, e o resultado não surpreende porque já esperava que Elmano tivesse solidez no discurso, o que, aponta, foi comprovado no desempenho durante a campanha, o que deve ser repetido nos debates que se avizinham.

Sobre as alianças para o segundo turno, já que até o momento a candidatura petista não conseguiu o apoio de nenhum dos postulantes derrotados no primeiro turno, Rui Falcão argumentou que as pessoas querem ver propostas para a cidade e não necessariamente deverão seguir o voto de seus candidatos na primeira etapa. "Temos uma aliança muito forte com o povo de Fortaleza. Os eleitores vão migrar, em sua maioria, para nossa candidatura", acredita.

Para Rui Falcão, nas 22 cidades em que o PT está disputando o segundo turno, haverá uma escala de ministros para apoiar os candidatos petistas, representando com isso o apoio da presidente Dilma Rousseff. De acordo com ele, em todo o País, o PT foi o partido mais votado, com pouco mais de 17,2 milhões de votos. No Ceará, além de ter dobrado o número de prefeituras, passando das atuais 15 para 30, também teve maior votação.

Alianças
O presidente da legenda comentou ainda as alianças com o PSB a nível nacional e a decisão do PCdoB estadual em apoiar a candidatura de Roberto Cláudio (PSB). Segundo ele, os partidos têm se distribuído de forma aleatória, por isso em algumas cidades o PSB é aliado do PT e em outras tem candidatura própria. "O que importa é que, de todos os partidos, o único com coerência nacional é o Partido dos Trabalhadores", afirmou.

Sobre o apoio do PCdoB a Roberto Cláudio, ele lembrou o caso do apoio dado em Manaus para o candidato Artur Virgílio (PSDB), que recebeu apoio do PSB em detrimento da candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), mas salientou que fato de o PCdoB fazer parte do governo Cid pesou na hora da decisão, e a legenda comunista "deixou o gesto de Manaus para lá".

Rui Falcão disse ainda que, em sua estadia em Fortaleza, não terá qualquer encontro com o governador do Ceará e que sua vinda à Capita foi apenas para dar apoio a Elmano de Freitas. Segundo disse, as relações entre PT e PSB, a partir de agora, são apenas de legendas que fazem parte da base de apoio da presidente Dilma. Ele comentou ainda as críticas feitas à candidatura petista em Fortaleza, além daquelas que são feitas contra a administração da prefeita Luizianne Lins e disse que são "críticas infundadas e movidas pelo momento eleitoral".

"Queremos construir alternativas de melhoria para a cidade. Os ataques, a população não gosta, pelo que eu tenho percebido. Os ataques se voltam contra quem os faz", disse. Sobre o julgamento do mensalão, Rui Falcão afirmou que só irá se pronunciar quando todo o processo tiver sido concluído.

Para Rui Falcão, a Prefeitura de Fortaleza tem um caráter estratégico fundamental para o partido, por isso esteve tantas vezes discutindo com a executiva estadual para fortalecer a candidatura local. "Essa é a maior cidade em que o PT administra. É decisivo manter o modo petista de governar", frisou. 
DN

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem